Jorge Zarif recebe barcos para disputa de Tóquio 2021

0
353

O velejador Jorge Zarif entrou em sua nova fase de treinamento visando a Olimpíada de Tóquio 2021. O atleta paulista já está a bordo do barco Finn que será usado no Jogos, que começam em julho. Os novos materiais foram enviados de Barcelona, na Espanha, até o porto de Santos (SP) e chegaram na segunda-feira (1).

O contêiner transportou dois veleiros certificados pela Finn e mais cinco velas. Toda a logística ficou a cargo da PGL Brasil, empresa de transporte, armazenagem, desembaraço e agenciamento de cargas patrocinadora do campeão mundial.

Jorginho Zarif já treina com os barcos em Ilhabela (SP) com o campeão mundial e pan-americano Alexandre Paradeda desde o fim de 2020. A escolha de materiais é uma fase importante numa campanha olímpica de vela!

”Vou chegar na Olimpíada com o melhor material que selecionei junto com meu técnico. Pela falta de velejadas fora do Brasil causada pela pandemia, a gente estava um pouco desatualizado. Como não estávamos conseguindo ir para Europa, achamos melhor trazer os barcos para o Brasil com a ajuda da PGL”.

”Selecionar esse material aqui no Brasil e depois mandar para Europa para dar um pouco mais de tranquilidade”, disse Jorge Zarif.

O calendário de 2021 da classe Finn ainda segue indefinido. Nesta quarta-feira (3), o atleta recebeu a notícia do cancelamento do Campeonato Europeu de Finn, que seria realizado em Hyeres, na França, de 17 a 24 de abril. O mundial da categoria também corre o risco de adiamento em função da COVID-19.

”Acho que quando a gente começou a pensar em trazer não pensávamos em pandemia e acho que hoje do jeito que está as coisas tivemos a decisão certa de trazer para cá e ficar aqui. O Europeu que seria realizado na França foi cancelado. Mundial em Portugal também está em risco. Então fazer a preparação aqui (Brasil), certeza vamos usar o material”, completou Jorge Zarif.

Mesmo com a indefinição, Jorge Zarif treina em praticamente dois períodos cinco vezes por semana para chegar pronto para as regatas de 2021.

”Trabalhamos muito para ele chegar lá forte! A ideia é chegar na Europa e treinar. Mas vai depender do COVID. Queremos que ele chegue muito forte fisicamente e bem tecnicamente na levada do barco, como manobrando bem. Eu acho que esses objetivos estão sendo alcançados”, explicou Alexandre Paradeda, técnico de Jorge Zarif.

Sobre o atleta

O principal resultado de Jorge Zarif na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o Atleta do Ano.

Foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também foi campeão da Star Sailors League 2018 e campeão Mundial de 2018.

O objetivo do velejador é chegar pronto para Tóquio 2021, sua terceira olimpíada na carreira. Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, Jorginho foi como reserva com apenas 15 anos.

Jorge Zarif é patrocinado por Marinha do Brasil, PGL, Mitsubishi Motors Brasil e Zhik.