A cidade de Itajaí (Santa Catarina), única parada da América Latina na Regata The Ocean Race, é o porto de partida do projeto de um barco nacional na edição 2022/23 da volta ao mundo. A empresa SC Brasil Esporte Náutico inscreveu um veleiro brasileiro na competição.
A divulgação oficial e mais detalhes sobre o barco SC Brasil Race Team na The Ocean Race serão apresentados no dia 10 de novembro, em Itajaí. Integrantes da organização da regata virão de Alicante, na Espanha, para o anúncio, além do velejador Joca Signorini, que foi uma das peças chave na histórica campanha do Brasil 1 em 2005/06.
Os idealizadores do barco programam mais apresentações em cidades catarinenses nos dias 11/11, em Joinville, 12/11 em Florianópolis e 13/11 em Criciúma.
O objetivo do SC Brasil Race Team na The Ocean Race vai apresentar a iniciativa para o mercado em novembro, e se iniciam os demais desdobramentos, tais como projeto do barco, equipe, logística e patrocinadores, entre outras ações envolvendo o projeto brasileiro.
O Brasil só participou com um barco na edição 2005/06 com o Brasil 1, capitaneado pelo bicampeão olímpico Torben Grael.