Dia 17 de outubro: Iate Clube de Santos realiza a regata Volta da Ilha dos Arvoredos

0
85
Regata Ilha dos Arvoredos 2019 (Divulgação/ Balaio de Ideias)

O Iate Clube de Santos realiza, no dia 17 de outubro, a Regata Volta da Ilha dos Arvoredos. A disputa, patrocinada pela marca finlandesa Suunto, também valerá para a segunda etapa da Copa ICS e terá a participação dos veleiros da classe IRC, Clássicos e RGS: categorias A e B.

 

Regata Ilha dos Arvoredos 2019
(Divulgação/ Balaio de Ideia

Com o apoio do Clube Internacional de Regatas (CIR), da Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) e da Prefeitura Municipal do Guarujá, o evento já está com as inscrições abertas de forma on-line, via e-mail,  e mediante o pagamento da taxa de R$ 40,00/ tripulante. Assim como ocorreu na primeira etapa, todos os cuidados e regras de higienização e distanciamento social serão seguidos.

Últimos resultados

Em 2019, os vencedores da Regata Volta da Ilha dos Arvoredos foram os veleiros Inaê 40, capitaneado por Bayard Umbuzeiro Filho, na classe IRC, e o Áries IV, capitaneado por Marcos Ferrari, na classe ORC.

Já na primeira etapa da Copa ICS 2020 de Regatas de Percurso, a Volta da Ilha das Cabras, o Asbar IV, capitaneado pelo Vice-Comodoro do ICS, Jonas de Barros Penteado, foi o vencedor na classe ORC. O veleiro Bravo do Clube Internacional de Regatas, capitaneado por Jorge Berdasco, venceu a competição na classe IRC. Na RGS, o barco H3+, comandado por Carlos Rato, ficou em primeiro lugar no percurso Ilha das Cabras, enquanto o Gaia III, comandado por Adagamos Sartini, venceu no percurso Ilha da Moela.

A primeira etapa aconteceu no dia 15/08 e reabriu o calendário de regatas do clube, sendo uma das primeiras a acontecer após a quarentena.

Tradição da vela: Volta da Ilha dos Arvoredos

Regata Ilha dos Arvoredos 2019
(Divulgação/ Balaio de Ideias)

Idealizada em 1958 por Fernando Lee, um dos sócios do Iate Clube de Santos, a regata Volta da Ilha dos Arvoredos é considerada uma das mais tradicionais competições da vela oceânica paulista. Com largada nas proximidades da entrada da Baía de Santos, os competidores percorrem uma distância de 17 milhas náuticas, até a costa da Ilha dos Arvoredos, situada em frente a Praia do Pernambuco, e retornam até a chegada, sinalizada em frente à cidade de Santos.  Em 2018, comemorou-se os 60 anos da realização da 1ª disputa.

Premiação

Os vencedores de cada categoria recebem o tradicional Troféu Phoenix, que, nos últimos anos, vem sendo produzido pela artista plástica Francisca Junqueira. O prêmio é inspirado na gigantesca fênix, construída em concreto, que funciona como apoio para um sistema de guindaste, única forma de acesso à ilha dos Arvoredos. O local é um importante laboratório de pesquisa ambiental, pioneiro no uso de energia solar, eólica e na captação de água da chuva, atualmente gerido pela Fundação Fernando Lee e pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

O Aviso de Regata e a Ficha de Inscrição já estão disponíveis no site do ICS: www.icsantos.com.br.

Programação:

22 de setembro: abertura das inscrições

16 de outubro: prazo final para as inscrições

17 de outubro: largada às 12h na Baía de Santos

Aviso de Regata e Ficha de Inscrição:

www.icsantos.com.br.

Mais na Secretaria Náutica do Iate Clube de Santos pelo tel: 13 3348-4112/4113 ou e-mail nautica@icsantos.com.br

Iate Clube de Santos

Com 73 anos de história, o Iate Clube de Santos é considerado, atualmente, um dos maiores clubes náuticos do país. O ICS oferece aos associados, visitantes e sócios de clubes conveniados duas belas sedes náuticas, instaladas em Guarujá e Angra dos Reis, que somadas, ocupam uma área com mais de 180 mil metros quadrados, além de uma Sede Administrativa que é um marco na arquitetura e na história da Cidade de São Paulo. Para mais informações, acesse: http://icsantos.com.br/; @ics_oficial.