O Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí – SC – firmou um contrato de Outsourcing com a Simpress, provedora de outsourcing de equipamentos e soluções, para atualização do seu parque tecnológico de computadores. Com o sucesso do projeto, outros dois centros médicos que fazem parte do grupo administrado pelo Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, em São José dos Campos e Belo Horizonte, também compartilharam dessa verdadeira revolução. Assim, foram entregues mais de 600 equipamentos totalmente aderentes às suas necessidades, trazendo segurança, atualização tecnológica e preservação de CAPEX para investimento em equipamentos de exames laboratoriais. Para fazer este upgrade sem a contratação dos serviços da Simpress, o grupo teria um custo acima de meio milhão de reais e continuaria utilizando a mão de obra de sua TI para suporte nos equipamentos.
“Com a locação dos equipamentos conseguimos readequar o parque de End Points dando um fôlego-extra para focar nos processos e ferramentas, direcionando de maneira mais estratégica o time de Infraestrutura para trabalhar em ações de segurança, redimensionamento e sustentação dos serviços, ou seja, além de conseguirmos resolver problemas históricos, geramos condições para que os profissionais focassem naquilo que realmente importa, a saúde de nossos pacientes”, declara Domingos Garcia, Gerente de TI do Hospital Marieta Konder Bornhausen.
Após análise do gerente de contas responsável pelo projeto, Jairo Inacio, em conjunto com a TI do Hospital Marieta, foi estruturada uma operação dividida em três fases: após identificar a configuração ideal para suportar os softwares utilizados pelo Hospital, a primeira fase contemplou a entrega de 50 desktops atualizados com sistema operacional Windows 10, 8 GB RAM e SSD, para as áreas de prescrição médica, farmácia e faturamento, além de cinco notebooks para áreas de apoio remoto, que necessitavam de deslocamento.
Na segunda fase, a equipe focou em outro problema que o Hospital enfrentava, os terminais de acesso remoto, que muitas vezes se desconectavam do sistema e os usuários não conseguiam fechar o procedimento, ocasionando vários problemas. “Após análise deste parque, seguimos com a troca de mais 50 equipamentos e assim solucionamos estes problemas, os quais também operavam sistemas de missão-crítica e precisavam de um upgrade tecnológico”, esclarece Fabio Sobral, Diretor Regional de Vendas da Simpress
Após a implantação desses equipamentos, veio a terceira fase, quando a equipe comercial da Simpress entregou mais 150 desktops, deixando o Hospital Marieta Konder 100% atualizado. Com isso, o Hospital, que é um dos maiores complexos de saúde do Vale do Itajaí, com leitos para atender toda a população da região, está com o parque de computadores/estações de trabalho com tecnologia de ponta, trazendo assim melhores condições de trabalho para todos os colaboradores, e consequentemente, agilidade e qualidade no atendimento aos seus pacientes.
“Além disso, após a implantação do projeto, nossa equipe pode focar no principal negócio do hospital. Atualmente, nossa TI tem um percentual maior do tempo dedicado a sistemas e com a terceirização da Infra com um parceiro especialista, teremos mais tempo para evoluir em processos e inovação. Então, com a desmobilização da mão de obra no suporte ao hardware, nosso time poderá ficar focado em ações de suporte e melhorias aos sistemas e a nossos usuários”, finaliza Domingos Garcia.
O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen foi inaugurado em 28 de janeiro de 1956 e seu nome é uma homenagem à esposa do Governador do Estado de Santa Catarina dessa época, Sr. Irineu Bornhausen. O Hospital sofreu poucas alterações em seus 15 primeiros anos de atividades, inicialmente contando com uma estrutura de 96 leitos. Já em 1972, o então Governador Colombo Sales, incorporou o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen à Fundação Hospitalar de Santa Catarina.
O Instituto tem como missão a promoção da saúde por meio da excelência dos serviços prestados e humanização no atendimento, além da busca da efetivação dos direitos sociais por meio do desenvolvimento de ações educacionais e socioeducativas.
O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen atende pacientes dos 11 municípios da região da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) e mantém o mais estruturado serviço de urgência e emergência desta região, com diversas especialidades médicas fixadas no local para atendimento imediato aos pacientes.
A Simpress, provedora de outsourcing de equipamentos e soluções, conta com mais de 1900 funcionários em suas nove filiais, 2200 contratos ativos e 250.000 equipamentos espalhados pelos 1550 clientes atendidos pelo país. Sua atuação é voltada para o público corporativo de grandes e médias empresas e conta com uma rede de revendedores para o mercado SMB (Small Business).
Os produtos que as pessoas usam no dia a dia do trabalho, tais como notebook, desktop, impressoras, plotters, coletores de dados, multifuncionais, smartphones, tablets, scanners, impressoras térmicas são oferecidos pela Simpress no modelo de outsourcing, rentabilizando melhor o investimento em TI, com total apoio técnico. Seu line-up é completo e dinâmico, o que permite promover a convergência das tecnologias agregando valor ao negócio de quem os contrata.
Os equipamentos são suportados com inovação digital (soluções embarcadas e customizadas) e infraestrutura Simpress, que ajudam seus clientes em novas formas de fazer com que seus negócios sejam mais eficientes e competitivos, possibilitando a adoção de processos conectados e inteligentes