L’Etape Brasil celebra Dia Nacional do Ciclista

0
335

O L’Etape Brasil by Tour de France celebra Dia Nacional do Ciclista. A data é lembrada sempre em 19 de agosto em memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison vítima de um acidente em 2006.

Além da mensagem de segurança no trânsito e respeito aos ciclistas, a celebração promove o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.

A principal competição da modalidade no País, que se prepara para sua sexta edição em 6 de dezembro, adota regras rígidas de segurança nos percursos oficiais de 107 e 66 km em Campos do Jordão (SP).

Os perfis do L’Etape Brasil by Tour de France disseminam também a mensagem positiva do ciclismo, com notícias, dicas e e-commerce.

Para Bruno Prada, medalhista olímpico e organizador da prova, o L’Etape Brasil é um exemplo a ser seguido em todas as modalidades.

”Adotamos medidas de proteção ao ciclista no primeiro ao último quilômetro. Além da parte de segurança, com ruas fechadas pelas autoridades, investimos em logística, infraestrutura, área médica e apoio aos participantes. O objetivo é viver uma experiência única no esporte”.

O evento contou com mais de 2 mil participantes em 2019 e a cada ano que passa aumenta o número de ciclistas de todas as idades inscritos.

Os inscritos ganham no kit oficial uma jersey de ciclismo com chips de cronometragem, números para bicicleta e costas, além de receberem suporte durante a corrida, como atendimento mecânico, médico e de fisioterapia.

”O L’Étape Brasil caminha para sua sexta edição tendo como marca registrada a organização”.

”Sendo considerada a maior prova do ciclismo amador no Brasil, reúne desde atletas de ponta até aquelas pessoas que desejam superar seus limites, atletas de todos os níveis e idades, todos igualmente tem a experiência única de estarem em contato com o DNA do Tour de France!”, disse Cláudia Lencione, ciclista amadora.

Na edição 2020, o L’Étape Brasil by Tour de France incluiu no seu programa de prova as bicicletas elétricas.

A categoria e-bike é exclusiva em competições deste porte no País e fará parte do percurso de 66 quilômetros de distância.

A organização fará um pelotão separado para as bikes elétricas, garantindo a segurança dos mais de 2 mil participantes esperados nas estradas de Campos do Jordão (SP), Santo Antônio do Pinhal (SP), São Bento do Sapucaí (SP) e Sapucaí Mirim (MG).

A ideia do E-Bike Experience foi trazer a experiência do L’Étape para pessoas que não tem tempo para treinar.

Todos os inscritos na nova categoria ganharão uma jersey personalizada dessa experiência assim como a medalha de finisher. A largada exclusiva será no último pelotão e os inscritos não participam da premiação.

Mais sobre o L’Étape Brasil by Tour de France

O L’Étape tem o percurso principal com 107 quilômetros de distância e 2.330 metros de altimetria acumulada, o equivalente a subir um prédio residencial de 770 andares. A versão mais curta tem 66 quilômetros.

Em 2019, a prova teve pela primeira vez a presença do alemão Didi Senft, mais conhecido como o Diabo do Tour ou Didi, the Devil. O animador que se veste de demônio nas etapas do Tour de France esteve na cidade paulista apoiando os ciclistas.

Grandes nomes do esporte, como o treinador Bernardinho Rezende, o campeão olímpico Nalbert e o piloto Ricardo Maurício da Stock Car, participaram do Tour de France. As principais assessorias esportivas do País também mandaram seus representantes.

O título de 2019 do L’Étape Brasil ficou mais uma vez com o ciclista Otávio Bulgarelli, com a marca de 3h07min02s20. O resultado foi definido praticamente no photo-finish, na disputa com Ricardo Pichetta, segundo colocado, colado na linha de chegada.

No feminino, a alemã Nadine Gill não deu chances às adversárias e completou o percurso de 107 quilômetros em 3h15min36, com mais de 15 minutos na frente segunda colocada (Taise Benato). A ciclista amadora também foi bicampeã consecutiva da prova.