A comunidade de velejadores virtuais está mobilizada para a disputa da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que será realizada remotamente de 27 a 30 de julho.
Organizados em um grupo de WhatsApp chamado ‘Virtual Regatta Brasil’, os gamers fazem treinamentos diários e prometem elevar o nível técnico da competição.
Leia abaixo o release enviado pela agência On Board Sports — http://onboardsports.net/velejadores-virtuais-se-preparam-para-regatas-da-semana-de-vela-de-ilhabela/
As provas virtuais vão usar um videogame que simula regatas em raias espalhadas pelo mundo. As inscrições serão gratuitas, mas limitadas.
Estão programadas 20 regatas virtuais entre eliminatórias, semifinais e final na opção inshore do game.
Antes da primeira largada será feito um briefing técnico e um warm-up (aquecimento) com uma introdução sobre a plataforma.
”A Semana de Vela de Ilhabela segue a linha de vários clubes do Brasil e do mundo que ficaram por conta da pandemia impossibilitados de seguir seus calendários tradicionais”.
”É um jogo que cresceu muito durante esse período. Nós começamos o primeiro campeonato em março, feito com a classe Optimist – de introdução à vela – com 80 barcos”.
”As coisas evoluíram de uma forma muito rápida e agora ganhou força em todas as mídias sociais e na comunidade da vela”.
”Praticamente todos os dias temos treinos e regatas valendo”, disse Humberto Albuquerque, um dos organizadores da parte técnica ao lado de Rogério Albuquerque e Cuca Sodré.
O principal evento da modalidade na América do Sul anunciou a inclusão da categoria online em paralelo a uma série de atividades neste período de pandemia.
A 47ª edição da tradicional semana de vela era para ter sido disputada de 4 a 11 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI).
Na opção online, as regras são as mesmas para a modalidade real e o evento terá uma comissão de árbitros e fiscais para validar os resultados.
Tanto dentro d’água quanto na frente do computador o celular, a diversão é garantida.
”Eu não vejo muita diferença entre o mundo real e o mundo virtual, as regras são as mesmas, o percurso é o mesmo, a tática é a mesma e você tem que ficar ligado na mudança do vento”.
”A grande diferença é que não molha e o velejador não passa frio”, contou Humberto Albuquerque.
Brasileiros se destacam
Os e-gamers brasileiros já se destacam em regatas nacionais e até internacionais. A maioria joga à noite, quando as agendas dos competidores batem.
Os organizadores escolhem salas e definem quais classes em disputa. Tradicionais categorias da modalidade estão no simulador como J70, Star, Nacra, 49er, Laser, Offshore, Formula18 e F50.
Um dos destaque é o brasiliense Allan Godoy, que trabalha como treinador de vela na capital federal.
”Jogar online permite estudar o vento (birutinhas, buracos e rajadas), testar o grau de orça saindo do barco e da boia, fazer o aquecimento (contagem de bóia, balão, aceleração) e traçar os planos da regata e seus recursos de navegação”.
Velejador e morador de Ilhabela (SP), Samuel Solano, bicampeão do Virtual Skipper Cup Brasil e campeão sul-americano do simulador em 2020 acredita que a Semana Internacional de Vela virtual será importante para preencher um espaço vazio no País em e-games da modalidade.
”Já é uma realidade em outros países, onde muitos grandes eventos esportivos também gerenciam suas regatas simultaneamente com o virtual”.
”A Semana de Vela de Ilhabela é um evento muito prestigiado pelos grandes velejadores, e isso faz com que o evento tenha uma grande visibilidade em todo o país”.
”Então representa não só para mim, mas para toda a comunidade náutica como o grande encontro do ano para a vela”, completou o e-gamer de Ilhabela.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela conta com a parceria da MITSUBISHI que também promoverá o MIT Talks e a lista de palestrantes será confirmada nos próximos dias.
Em 2019, a Semana Internacional de Vela contou com 120 barcos espalhados por nove classes, além de mais de 100 profissionais de produção, logística e segurança.
Veja os resultados da completos da 46ª edição no site sivilhabela.com.br/resultados