The Ocean Race e IUCN juntas em mais uma ação ambiental

0
431

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) estabeleceu uma colaboração exclusiva com a The Ocean Race para trabalhar em conjunto visando organizar eventos esportivos impactantes e atividades globais que ampliarão a conscientização em relação à sustentabilidade.

Parceria foi lançada em 8 de junho, quando se comemora o dia internacional dos oceanos.

É a aliança entre a maior organização e rede ambiental do mundo e o principal evento internacional de vela oceânica.

O objetivo da parceria é usar o poder do esporte em prol da compreensão mais ampla das principais questões ambientais.

A IUCN é composta por mais de 1.200 organizações de 208 estados e agências governamentais, além de grupos da sociedade civil.

A Ocean Race, com o apoio da 11th Hour Racing, parceira fundadora do  premiado programa de sustentabilidade, Racing with Purpose, atua como um catalisador de mudanças positivas para ajudar a restaurar a saúde dos oceanos.

A regata aborda os problemas de frente e desenvolvendo um roteiro para inspirar ações e criar resultados tangíveis.

“Estamos muito satisfeitos por poder anunciar essa colaboração no Dia Mundial dos Oceanos, especialmente em 2020, que foi sublinhado como um ano crítico para a natureza”, diz Richard Brisius, presidente da The Ocean Race.

”Com a pandemia global pressionando o botão de pausa na maioria das principais cúpulas ambientais que devem ocorrer este ano, é fundamental que, como advogados dos oceanos, unamos forças para aumentar a conscientização global sobre os problemas reais que os dois países enfrentam”.

”Oceano e natureza como um todo”.

Desde 1973, a The Ocean Race é o principal evento de oceano que leva os atletas ao limite!

Ao longo de quatro décadas, manteve um domínio quase mítico sobre alguns dos maiores velejadores e foi o campo de provas das lendas do esporte.

Essa é uma relação de mão dupla que permitirá à The Ocean Race, um dos mais difíceis desafios oceânicos do mundo, usar sua plataforma global de milhões de seguidores de mídia social para ampliar as principais mensagens oceânicas para seu público.

Além de apoiar a IUCN energizar a opinião mundial, oferecendo a oportunidade de uma compreensão mais ampla das complexas questões ambientais.

Por sua vez, a organização da IUCN é central na discussão ambiental global e deseja incentivar e apoiar um entendimento mais amplo dessas questões.

”A pandemia global nos deu a oportunidade de parar, recarregar, repensar e reorientar como queremos que o mundo seja”.

”Mostrou o que é importante é um foco compartilhado no que devemos priorizar como comunidade”.

”Trabalhar com uma organização como a The Ocean Race nos dá uma oportunidade única de aumentar a conscientização pública sobre sustentabilidade e assuntos relacionados”, comentou Minna Epps, diretora do Programa Polar e Marinho Global da IUCN.

”A colaboração permitirá que a IUCN e a The Ocean Race criem iniciativas mútuas para áreas de ação comuns e trabalhem juntas para melhorar o alcance e o engajamento de cada iniciativa”.

”Durante o curso da Ocean Race, a IUCN poderá nos ajudar a identificar, por exemplo, as principais ONGs locais de conservação em cada cidade de escala, para que possamos trabalhar com elas para desenvolver um legado sustentável da regata”.

A regata de Volta ao Mundo deve começar em outubro de 2021 e visitará Santa Catarina em abril de 2022 pela quarta vez consecutiva.

Por Flávio Perez