Barco de comissão de regata da década de 60 é restaurado no YCP

0
1028

A FABI, um barco histórico do Yacht Club Paulista, já está de volta às águas da represa Guarapiranga.

O barco que originalmente é da década de 60 passou por um minucioso restauro pelo artesão náutico, Luiz Domingues de Oliveira Filho no hangar do YCP.

A reforma de uma embarcação, e esta que pode ser qualificada como vintage, é um trabalho que exige organização, planejamento, estudo e muita técnica.

A tradicional lancha de madeira serve o YCP há mais de seis décadas e foi viabilizada ao clube pelo seu então capitão de vela Sr. Antonio Figueiredo, hoje com 80 anos.

O clube conta agora com uma lancha para CR (comissão de regatas) totalmente funcional e equipada com um sistema de radiocomunicação para facilitar a montagem das raias na represa de Guarapiranga/SP.

A REFORMA

Além de muita técnica, o processo de reforma de uma embarcação antiga, exige atenção especial, mãos hábeis, retomada do projeto original, retirada de material deteriorado e sua devida reposição. Tudo deve obedecer o princípio da originalidade, cada pedacinho colocado no devido lugar para repor a autenticidade do barco. Para Eduardo Antão, diretor de Hangar do YCP, foi uma experiência empolgante acompanhar passo a passo o trabalho artesanal do Sr. Luiz da Náutica do YCP que consistiu em substituir tábuas de madeira do casco, tratar, pintar e envernizar todo barco para que retornasse ao seu estado original. “Um trabalho artesanal que enche de orgulho quem aprecia a atividade naval”

O Sr. Luiz e seu sobrinho Marcio que trabalharam na reforma da FABI utilizaram técnicas navais centenárias, empregando com carinho, um padrão de acabamento que valorizou as características originais da embarcação. Para o Comodoro do Yacht Club Paulista, Roberto Dotta Filho, foi uma alegria para os sócios e frequentadores do clube ver a elegância da lancha de madeira de volta à Guarapiranga. Ele destacou ainda a originalidade e o cuidadoso trabalho que foi empregado na restauração. ”Agora a FABI está disponível novamente para a Comissão de Regatas e suporte às regatas que o YCP organiza. Este barco faz parte da história do Yacht Club Paulista” completou.