A Volvo registrou mais um ano de excelentes números. A empresa encerrou 2019 recuperando a liderança brasileira do segmento de pesados, emplacando 14.505 caminhões, 58,7% a mais que os 9.138 comercializados no ano anterior. O FH 540 6×4 repetiu grande desempenho em vendas, tornando-se mais uma vez o caminhão mais vendido dentre todas as classes no mercado nacional e também na América Latina. O Brasil recuperou a segunda posição de maior mercado Volvo em todo o mundo. No acumulado, a Volvo foi a marca líder em pesados na última década.
“2019 foi o melhor ano da nossa história em pesados”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “Nós inclusive ganhamos participação de mercado” complementa Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil, ao destacar que o crescimento de 58,7% da Volvo foi bem acima dos 48,7% de crescimento médio de todas as marcas que atuam no mercado de pesados. O market share Volvo nesse segmento foi de 28%.
Volvo é a líder da década em pesados
“A retomada da liderança em pesados em 2019 tem um sabor especial. Com isso fechamos como líderes da década nesse segmento”, comemora Cavalcanti ao se referir aos resultados do período 2010/2019. Nesse intervalo, a Volvo liderou o mercado de pesados por sete vezes.
FH 540 6×4, o mais vendido
O FH 540 6×4 manteve a liderança no Brasil e no continente, com 7.135 caminhões emplacadas no mercado nacional, e 7.271 unidades na América Latina. “É o caminhão preferido por sua robustez, alta disponibilidade, tecnologia e segurança de ponta, além do maior valor de revenda”, assegura Cavalcanti. “Na linha 2020 introduzimos novas tecnologias que deixaram a linha FH até 10% mais econômica, fato comprovado pelos clientes e em testes de imprensa. Tudo isso fez o FH 540 6×4 fechar o ano com mais de 2.300 unidades à frente do segundo colocado, que é um caminhão do segmento de médios. Ou seja: é um líder absoluto e isolado em pesados”, comemora o executive.
Volvo foi a que mais cresceu em semipesados
Outro destaque Volvo em 2019 foi crescimento em semipesados. Nesse segmento a marca emplacou 2.339 caminhões, 55,5% a mais do que no ano anterior, contra uma média de crescimento de 30% de todas as marcas. “Percentualmente fomos a marca que mais avançou nessa competitiva faixa de mercado. Nosso modelo VM tem altíssimo nível de qualidade e satisfação dos clientes, o que explica nosso crescimento”, avalia Cavalcanti.
“Na verdade, fomos a marca que mais cresceu nas áreas em que atuamos”, comemora Cavalcanti, ao lembrar que a Volvo ganhou participação de mercado em ambas as frentes: juntas, as vendas de pesados e semipesados aumentaram 58%, bem acima do crescimento médio de 44% registrado nesses segmentos. O mercado total de caminhões no Brasil, incluindo também veículos leves, semileves e médios cresceu 33,3%.
Exportações
A Volvo ainda teve bons resultados nos demais países da América Latina. Mesmo com o mercado em queda na Argentina (1.179 caminhões), a marca ganhou market share (+5%) naquele país. A empresa também teve bom desempenho no Peru (1.292 caminhões), onde há vários anos é líder absoluta em pesados, e também no Chile (1.182 caminhões).
Na soma de todos os países da América Latina a Volvo entregou 20.665 veículos, com o Brasil representando 82% dos volumes.
Caminhões vocacionais
A Volvo também se destacou no ano passado nas vendas para o segmento fora de estrada. Os modelos chamados vocacionais – cana de açúcar, madeira, mineração e construção, já representam 10% de todas as entregas da marca. Recentemente, a Volvo vendeu para a Suzano, maior produtor mundial de celulose de eucalipto, 19 unidades do FMX para tracionar hexatrens, composições de 52 metros, com seis semirreboques que levam 200 toneladas por viagem em estradas fechadas, dentro de fazendas de eucalipto.
Seminovos
Outro excelente resultado foi alcançado pela área de seminovos. Com a maior rede de comercialização de veículos nesse segmento em todo o território brasileiro, a Volvo atingiu a marca de 1.500 caminhões seminovos em 2019, uma elevação de 12% na comparação com o ano anterior. Os caminhões seminovos são vendidos nas concessionárias e também em uma plataforma digital única, o site seminovosvolvo.com.br.
E-Commerce
Sempre na vanguarda em pós-venda, em 2019 a Volvo também fortaleceu seu e-commerce de peças. O volume de vendas triplicou no último ano. O site volvopecas.com.br registrou 42% de vendas para clientes recorrentes, indicando satisfação e confiança na plataforma de comércio eletrônico da marca.
Conectividade e Planos de Manutenção
A marca avançou fortemente em conectividade, com 58 mil caminhões conectados na América Latina e 10.288 caminhões cobertos pela a Manutenção Inteligente Volvo.
Os planos de manutenção continuam ganhando destaque, atingindo 70% dos caminhões entregues no Brasil.