Felipe Massa, um dos maiores ídolos do automobilismo nacional, apoia a realização do Troféu Ayrton Senna de Kart.
A primeira edição do evento da modalidade será de 21 a 25 de janeiro, no kartódromo SpeedPark, em Birigui, interior de São Paulo.
A competição terá 15 categorias, incluindo uma feminina, e mais de 200 pilotos de várias idades confirmados.
Atualmente da ABB Fórmula E, Felipe Massa elogiou a competição, que segundo ele ajudará a fomentar ainda mais a categoria de formação do automobilismo.
“É muito legal ter um campeonato de kart com o nome do Ayrton Senna. Ele é um exemplo que nós temos no Brasil, é um nome muito forte não só no automobilismo, mas nos esportes em geral”, disse Felipe Massa.
O piloto Felipe Massa está envolvido com o kartismo, mesmo sendo um dos destaque da concorrida Fórmula E, competição dos carros elétricos.
O brasileiro é presidente da Comissão Internacional de Kart da FIA – Federação Internacional de Automobilismo.
Massa está à frente também do Mundial de Kart, que será realizado na mesma pista de Birigui (SP), em novembro de 2020.
“Acho bacana o Troféu Ayrton Senna principalmente por ser em Birigui, local que receberá este ano o Mundial de kart, que conseguimos trazer pela primeira vez para o Brasil”.
“E não podemos esquecer que o kart é a escola para todos que sonham em chegar a F1, Fórmula E ou qualquer outra competição profissional de automobilismo. Todos os pilotos passam pelo kart”, completou Felipe Massa.
O piloto da ROKiT Venturi Racing na Fórmula E espera que esses eventos ajudem a fortalecer o kart no país, fomentando inclusive os karts elétricos.
“O kart no Brasil precisa ser muito melhorado, eu luto muito por isso porque acredito que a realização do Mundial no Brasil não é somente um evento, e sim, uma possibilidade de evoluir, de melhorar tudo que envolve o kart no país, tanto no que diz respeito ao lado organizacional quanto tecnológico.”
O kart elétrico
Em outubro do ano passado, Felipe Massa foi a São Paulo (SP) promover a temporada 2019-20 da ABB Formula E.
O piloto recebeu jornalistas e personalidades do esporte, como o tetracampeão de futebol Márcio Santos, para vivenciar, no kart, um pouco de um monoposto elétrico.
A nova categoria de Felipe Massa é 100% elétrica e chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo.
Apesar dos esforços, não há quase opções de kart elétrico no Brasil, o que segundo Felipe Massa, pode mudar.
“Espero que tenhamos karts elétricos em maior número no Brasil em breve. No caso do nosso país, não é algo que dependemos apenas do nosso desenvolvimento, depende também da CBA (Confederação Brasileiro de Automobilismo) em trazer o que é necessário o mais rápido possível para o Brasil”.
“Acredito que em pouco temos teremos uma categoria com karts elétricos. O problema do kart é que as baterias são pesadas, e o kart no que diz respeito a segurança, é necessário que a bateria pese o mesmo que um motor comum de kart. Ainda não chegamos nisso, mas é algo que está em desenvolvimento e em breve teremos algo pronta.
Evento
O 1º Troféu Ayrton Senna de Kart conta com várias atrações de 21 e 25 de janeiro de 2020. O evento contará com baterias de diversas categorias de kart, além de corridas a pé e caminhadas de 3, 5 e 10km, shows e exposições de itens históricos de Ayrton Senna.
O Troféu Ayrton Senna de Kart terá prêmios especiais para premiar pilotos de diversas formas, como o Troféu Superação e o Troféu Pole Position.
A prova tem a chancela do Instituto Ayrton Senna.
O evento continua sendo organizado pela Two Points, empresa que é dirigida pelo medalhista olímpico Thiago Pereira e Tuka Rocha, ex-piloto Stock Car, que faleceu em novembro deste ano vítima de um acidente de avião.
Os mais de 200 competidores confirmados estão divididos em 14 categorias: Mirim, Cadete, F4, F4 Senior, Woman Series, Junior Menor, Shifter, OK, OK Junior, Senior (125), Super Senior (125), Junior, Novatos e Graduados, além de uma categoria nova, a Troféu Ayrton Senna Indoor.