Veterano da Ocean Race Will Oxley de olho em outra volta do planeta

0
506
The Ocean Race

 

Depois de um excelente ano de 2019, três vezes veterano da Ocean Race está olhando para 2021-22

Pela terceira vez o  veterano da Ocean Race, Will Oxley, confirmou que está de olho em pelo menos mais uma volta ao redor do planeta, enquanto a edição de 2021-22 da corrida de volta ao mundo continua a tomar forma.

O experiente navegador australiano – que percorreu quase 300.000 milhas de circunavegação em uma longa carreira – navegou mais recentemente como navegador a bordo do Team Alvimedica na edição 2014-15, ao lado de Charlie Enright e Mark Towill, da 11th Hour Racing Team.

“Gostaria de sentir que ainda não terminei as corridas de volta ao mundo, gostaria de me envolver com pelo menos mais uma”, disse Oxley à Tip & Shaft, a revista online.

“O IMOCA oferece uma chance de voltar a navegar mais, de modo que parte dele seja muito atraente. A melhor vela que já fiz na minha vida foi nos anos 60 da IMOCA, com a corrida em dupla para o Brasil e pela Grã-Bretanha e Irlanda (Oxley foi co-skipper com Brian Thompson em 2007 na Team Pindar antes do Globo de Thompson, na Vendée).

Ele acrescentou: “Cada vez mais, à medida que você passa o tempo como navegador, você se torna um navegador e eu também sou um marinheiro”.

Oxley foi fundamental na bem-sucedida campanha de Alvimedica, onde, como a equipe mais jovem da edição 2014-15, superou as expectativas de liderar a frota em torno do Cabo Horn – e vencer a etapa final em Gotemburgo.

“A corrida ainda está tentando evoluir. Penso que os anos 60 da IMOCA são obviamente o topo, mas o que realmente precisa é de mais entradas. Vai ser uma corrida difícil e pode ser que um sistema de esquadrões funcione melhor. Estou interessado [em me envolver na corrida] tanto do lado da costa quanto do lado de bordo. ”

Aos 54 anos, Oxley teve uma das temporadas mais ilustres de sua longa carreira profissional em 2019, vencendo um histórico assistente de iate VO70 duplo a bordo, conquistando a vitória no RORC Caribbean 600 e na Fastnet Race e culminando na equipe vencedora do RORC Yacht of the Ano. Ele então conquistou sua segunda vitória geral em Sydney Hobart como navegador no TP52 Ichi Ban.

E o australiano, que também é um biólogo marinho qualificado, acredita que não há substituto para a experiência.

“O clima e a navegação são uma dessas coisas que, desde que você mantenha suas bolinhas de gude e boa forma, você melhora à medida que sua experiência aumenta. A experiência conta, aprendendo quando confiar nos modelos e quando confiar em si mesmo, você aprende com a experiência”, acrescenta.