Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí ficará interrompido para o teste.

0
642
Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes

 

Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes/

Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, que o horário da primeira Manobra Especial com o navio “Valor” de 300 metros de comprimento por 48,3 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, foi alterado.

A manobra especial estava programada para ocorrer entre 11:00 horas e meio dia, e foi antecipado para a partir de 10:00 horas. Esta alteração aconteceu por oferecer melhores condições de navegabilidade no Rio Itajaí Açú.

Inicialmente a Praticagem informou ao Armador (navio Valor), que as condições serão mais favoráveis a partir de 10 horas.

A manobra irá interditar o canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí, e acontecerá nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro de 2020.

O horário compreendido para esta ação ficou programado entre 10:00 e 15:00 horas (período de Preamar – maré alta), agora, com o horário antecipado, a manobra está prevista para ocorrer entre 10:00 e 11:00 horas. Em caso de mal tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas para essa atividade, toda a manobra será cancelada e uma nova data será informada ao público.

Para dar toda a segurança na primeira manobra, durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período, as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a manobra de teste, todas estas locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.

O navio “Valor” pertence ao Armador Evergreen (bandeira de Malta). Vindo do Porto de Rio Grande (RS), já está atracado no berço 02 do terminal Portonave. No dia seguinte, 16, desatracará por volta de 10:00 horas e será rebocado de ré, até o local da nova bacia.

Após esta etapa, fará o giro de 180º e seguira seu destino marítimo até o porto de Paranaguá (PR). Segundo informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, após sua desatracação até liberar o canal de acesso próximo ao Píer de passageiros, esta etapa da manobra deverá ocorrer entre 40 minutos e uma hora.

Estão previstas mais cinco manobras especiais com navios de até 306 metros na nova Bacia de Evolução. Assim como a primeira, todas as operações serão totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.

Em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de teste de manobra, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.

Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período.

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.