Porto de Itajaí recebe vigésima oitava embarcação com carros da montadora General Motors.

0
1083

 

Porto de Itajaí recebe vigésima oitava embarcação com carros da montadora General Motors./Foto: Porto de Itajai/Divulgação

Segunda-feira (25), atracou no Porto de Itajaí, o navio General San Martin. Esta é a 28ª embarcação com carros importados da montadora General Motors (GM-Chevrolet).

Desta vez, foram descarregados 1.370 veículos modelo Cruze através do sistema Roll On Roll Off. Com a atracação dessa segunda, o somatório de veículos desembarcados, desde junho de 2018, chega a 33.933 veículos.

O navio de bandeira liberiana, tem 175,91 metros de comprimento por 31,15 metros de largura (boca). A embarcação, que pertence ao Armador Maruba, partiu do Porto de Zarate (Argentina) e segue rumo ao porto de Paranaguá-PR.

De acordo com a Gerência de Operações do Porto de Itajaí, a atracação ocorreu no berço 03 (porto público), às 13h de segunda feira. Suas operações iniciaram as 13:35h e encerraram às 20:55h horas. Sua desatracação aconteceu às 02:40h de terça-feira (26).

Todos os trabalhos de deslocamento de veículos foram realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas, utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

A primeira atracação desse tipo aconteceu no dia nove de junho de 2018, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise. Os carros estavam a bordo do navio Apollo Highway, de bandeira panamenha.

“Todo esse empenho em solidificar esse tipo de movimentação de cargas, nos preenche de orgulho e satisfação. Em mais de um ano receber quase trinta navios deste porte, nos reflete o quanto o Porto de Itajaí é importante para esse tipo de operações”, destaca Volnei Morastoni – Prefeito de Itajaí.

Desde então o Porto de Itajaí tem se tornado referência na região para o desembarque de veículos. Em outubro a APM Terminals renovou por mais um ano o contrato com a montadora americana General Motors (GM).

“Todos nós labutamos e brigamos muito pela movimentação de contêineres, que tem impacto a nível de distribuição de riquezas fantástico. Mas também, como porto público, temos essa característica de ter essa pulverização de cargas. Com um belo trabalho da operadora APM Terminals, conseguimos a renovação do contrato por mais um ano, o que é muito importante para a municipalidade, que terá um retorno das taxas e impostos. Isso justifica a nossa condição de fomento e desenvolvimento socioeconômico e impulsiona nossa atividade. Então mais uma vez parabéns à operadora, à nossa mão de obra e a todos nós que efetivamente trabalhamos nessa atividade. Quero agradecer também ao Dr. Fábio da Veiga, enquanto superintendente, fez um belo trabalho, e quem sabe em breve, possamos anunciar mais uma montadora operando em nosso porto”, destaca o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

De acordo com informações da Gerência de Operações do Porto de Itajaí, a próxima atracação com veículos da GM está programada a vinda do navio MICHIGAN HIGHWAY para o dia 15 de dezembro. Com o próximo desembarque, o Porto de Itajaí poderá ultrapassar a marca de mais de 36 mil unidades da montada GM.