Expedição científica que celebra 200 anos de descobrimento da Antártida passará por Santa Catarina

0
897
Marina Itajai - Foto: Adilson Pacheco/RN

 

O veleiro Almirante Bellingshausen que partiu da Estônia em julho deste ano rumo à Antártida deve passar por Santa Catarina em dezembro./Foto: Guarda Costeira Francesa

O veleiro da Estônia deve chegar em Itajaí (SC) entre os dias 2 e 6 de dezembro. Estará aberto para visitações de escolas pré-selecionadas mediante agendamento.

A expedição científica que celebra o 200º aniversário da descoberta da Antártida passará pelo Brasil neste ano. Em Santa Catarina, a previsão é de que o veleiro chamado Almirante Bellingshausen, com quase 24 metros de comprimento, chegue à costa entre os dias 2 e 6 de dezembro. A embarcação irá atracar na Marina Itajaí e estará aberta para a visitação.

A embarcação partiu da Estônia, com 12 tripulantes em julho deste ano.  Quase uma centena de pessoas e pesquisadores, no total, irá se revezar nas diferentes pernas durante da expedição. O plano é chegar à Antártida em janeiro de 2020. A expedição irá refazer em grande parte o percurso feito pelo almirante Bellingshausen na época que descobriu a Antártida, em 1.820. O almirante era natural da Ilha de Saaremaa, na Estônia, antiga URSS.

A intenção é realizar uma expedição em formato semelhante ao da época, com uma embarcação parecida e parando nos mesmos destinos, mas desta vez muitos outros portos serão visitados. Um dos motivos que iremos atracar em Santa Catarina é porque a expedição de descobrimento também passou pelo Estado. Já a escolha por Itajaí se deve ao fato da infraestrutura da marina, na cidade portuária, ser muito melhor para a atracação”, explica o Cônsul Honorário da Estônia no Sul do país, Almir Maestri.

A expedição científica organizada pelo Museu Marítimo da Estônia terá cerca de sete meses de duração. Antes de Itajaí, no Brasil, o veleiro irá atracar em Recife e no Rio de Janeiro. Depois de Itajaí a embarcação seguirá rumo a Montevideo, no Uruguai.

Conhecimento a bordo

Além de lembrar um dos marcos da história da exploração mundial, outra intenção da expedição é chamar a atenção para tópicos importantes decorrentes das mudanças climáticas. Ao longo da viagem, a tripulação irá produzir um documentário de todos os lugares por onde passaram. Haverá ainda seminários para estudantes organizados nos pontos de parada da viagem. Ao todo, quase vinte cientistas navegam para compartilhar seus conhecimentos sobre diferentes questões marítimas, climáticas e ecológicas.

Marina Itajaí

Inaugurada em dezembro de 2015, a Marina Itajaí está localizada no centro da cidade catarinense de Itajaí – na Rua Vereador Carlos Ely Castro n° 100, ao lado do Centreventos, – sendo um importante polo náutico, naval, turístico e industrial. A Marina oferece atualmente 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas que comportam desde pequenas embarcações até iates e veleiros com mais de 170 pés. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração; ainda há posto de combustível com bandeira BR sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui opções de lazer como espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais e amplo estacionamento como parte de sua estrutura.