África do Sul vai receber uma etapa da regata de volta ao mundo pela 12ª vez na edição 2021-22.
A Cidade do Cabo foi confirmada mais uma vez como uma das sedes da Ocean Race 2021-22.
O país africano recebe os barcos de volta ao mundo desde a sua primeira edição, em 1973. Em apenas duas temporadas a prova não desembarcou na África do Sul.
A etapa é a porta de entrada dos veleiros aos mares do sul e se junta a outras cidades-sede, incluindo a brasileira Itajaí na lista.
“Este é um anúncio muito importante a fazer”, disse Johan Salen, diretor administrativo da The Ocean Race.
“Nossos fãs, nossas equipes, velejadores e todas as partes interessadas sempre classificam a Cidade do Cabo como uma das suas favoritas.
”A Cidade do Cabo tem uma história tão forte na The Ocean Race e é o ponto de partida para os mares do sul”.
”É um local ideal para se preparar e fazer um balanço antes de seguir para as desafiadoras pernas no sul que estão no coração da regata.”
A Cidade do Cabo também recebeu com entusiasmo o retorno da The Ocean Race
“A Ocean Race é um dos eventos de maior prestígio do mundo e estamos muito satisfeitos por tê-la de volta à Cidade do Cabo”, disse o prefeito da Cidade do Cabo, Dan Plato.
Como nas regatas anteriores, a flotilha será hospedada na área de V&A Waterfront da cidade, sob a sombra da icônica Table Mountain.
“O V&A Waterfront se orgulha em sediar a edição 2021-22 da Ocean Race, a oitava vez consecutiva desde a era moderna a partir de 1997/98, mas a décima segunda vez desde o evento inaugural em 1973”, disse David Green, CEO da V&A.
“A realização de eventos como a The Ocean Race está ligada à nossa visão sobre a estratégia oceânica de promover atividades e indústrias relacionadas ao mar”.
O WorldSport South Africa trabalhará com a V&A e a autoridade local como parceiros.
“O WorldSport iniciou seu relacionamento com a regata desde a edição de 1997-98 e estamos felizes em continuar com a edição de 2021-22, quando mais uma vez ajudaremos a sediar a corrida em nossa cidade”, disse Bruce Parker-Forsyth, CEO da WorldSport South Africa.
“Estamos orgulhosos de continuar esse legado com nossos parceiros, a Cidade do Cabo e a V&A Waterfront, para fornecer uma plataforma que trará benefícios à economia oceânica local.”
A Cidade do Cabo é agora uma das duas paradas africanas, juntando-se a Cabo Verde, que foi anunciada como destino no início deste ano.
A Ocean Race está programada para começar no porto de origem em Alicante, Espanha, no quarto trimestre de 2021, e terminar em Gênova, na Itália, em junho de 2022.
A rota completa da regata será confirmada nas próximas semanas.
Como citado acima, a Cidade do Cabo se une a Itajaí, Brasil, Aarhus, Dinamarca e Haia, na Holanda, como cidades-sede confirmadas, juntamente com Cabo Verde, que será a primeira parada da África Ocidental na história do evento.