No final da manhã desta sexta-feira (15), a flotilha de IMOCA da 14ª Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre ficou completa com a chegada do último veleiro que continuava na disputa.
O Vers un monde sans SIDA completou a regata transatlântica em 19 dias, 1 hora, 42 minutos e 16 segundos, terminando na 27ª colocação.
A dupla formada pelos franceses Erik Nigon e Tolga Ekrem Pamir percorreu 4.989 milhas náuticas a uma velocidade média de 10,90 nós.
O primeiro barco IMOCA a chegar foi o Apivia, na noite de sábado (09). A diferença do 27º lugar para eles foi de 5 dias, 13 horas, 34 minutos e 16 segundos.
Envolvido por dois anos em seu projeto de longo prazo que levará a Vendée Globe 2020, Erik Nigon embarcou para esta Rota do Café com outro skipper cativante, bem conhecido no circuito do Figaro, o francês/turco Tolga Ekrem Pamir.
“Tivemos a chance de tentar passar Ariel 2 no final, tivemos que tentar e não funcionou por causa da corrente e depois do vento. Aprender no IMOCA dá muito trabalho, tivemos muito pouco tempo velejando juntos no barco, apenas 5 dias”.
”Na regata, testamos as coisas, testamos o balão com 20 nós de vento, mas o explodimos. Aproveitamos a noite para ouvir podcasts, foi ótimo!”, comentou Eri, que já participou da Transat Jacques Vabre em 2013 no Multi50.
No antigo barco da Farr Yacht Design, Erik e Tolga lideraram a regata no seu próprio ritmo e tiveram alguns problemas: na primeira noite, um vazamento de óleo da quilha, e depois duas velas causaram preocupações, os dois balões não foram resistentes ao vento comercial e aos Doldrums. Mas mesmo assim, a dupla concluiu a regata, rendendo aplausos dos presentes em Salvador.
“Foi mais legal que meu último Mini Transat, demorou menos tempo com certeza! Realmente quero refazer! Devemos começar de novo para entender melhor como isso acontece. Estou muito feliz por chegar”, disse Tolga.
O pódio do IMOCA ficou completo no domingo (10) com a chegada do PRB – 14 dias 3 horas 49 minutos e 42 segundos e Charal, que completou a regata em 14 dias 3h 56 minutos.
A competição, que é considerada a maior regata transatlântica de duplas do mundo, reuniu 59 barcos na linha de largada em Le Havre, na França, no dia 27 de outubro.
Com três classes, a Transat aguarda agora 15 barcos da Class40 para todas as chegadas da edição. Os últimos Class40s estão previstos para chegar na próxima quarta-feira (20).