O já veterano em particpação na Transat Jacques Vabre, Arnaud Boissières e o estreante Xavier Macaire, do La Mie Câline – Artisans Artipôle, terminaram em décimo oitavo na classe IMOCA na 14ª edição da regata oceânica.
Os dois cruzaram a linha de chegada na Baía de Todos-os-Santos em Salvador na manhã desta terça-feira (12). Para o trajeto de 4.755,88 milhas náuticas eles levaram 15 dias, 20 horas 9 minutos e 47 segundos. A largada foi dada na cidade de Le Havre, França, no dia 27 de outubro.
La Mie Câline Artisans Artipôle terminou 2 dias 8 horas 1 minutos e 47 segundos atrás do vencedor da classe, o veleiro Apivia.
Cali (Arnaud Boissières) possui seis participações na Transat e convidou Xavier Macaire, a entrar na aventura de seu mais novo barco modificado de Owen Clarke: que possui foils com peso menor com o objetivo de ser mais eficiente. Os dois optaram por uma rota entre o oeste e sul, primeiro oeste e depois para o sul, na Madeira. O Water Family velejou lado a lado com o IMOCA La Fabrique, que é esperado também nesta terça-feira (12).
Quando entraram nos Doldrums, Cali e Xavier ficaram satisfeitos por conter seus concorrentes diretos: “Estamos super satisfeitos com nossa localização no oeste e com nossa velocidade (o barco ganhou 4 lugares aquela noite). Agora estamos na frente de nossos concorrentes diretos e faremos de tudo para avançar antes desta famosa zona”.
Eles chegaram ao fim dos Doldrums na 18ª posição e se mantiveram até o final. A dupla francesa certamente sonhava em ir melhor, mas uma Rota de Café tão longa é uma das melhores maneiras de se comparar com colegas e barcos.
As chegadas desta terça-feira (12) continuam. São esperados mais dois barcos para essa