Festa para o VandB em Salvador (BA) mesmo na madrugada

0
360

Com gritos de guerra de seus animados fãs, os velejadores Maxime Sorel e Guillaume Lebrec do VandB Mayenne na madrugada desta terça-feira (12) no píer do Terminal Náutico da Bahia. A turma estava animada, afinal de contas o nome do barco tem as iniciais de V de vinho e B de beer, cerveja em inglês.

O veleiro completou a regata Transat Jacques Vabre Normandia Le Havre na 16ª posição da categoria IMOCA, uma das mais competitivas do evento de vela oceânica.

A dupla levou 15 dias, 14 horas, 48 minutos e 24 segundos para cobrir as 4 350 milhas teóricas de Le Havre até Salvador (BA). A velocidade média foi 11,61 nós.

Campeão em 2017 na Class40, Maxime Sorel mudou de categoria e comprou um IMOCA modelo VPLP Verdier de 2007 (o antigo Souffle du Nord de Thomas Ruyant). Confiante em um bom resultado, apesar de concorrer com os novos 60 pés, a dupla do VandB teve que parar em Ushant para arrumar uma peça do veleiro.

“Nós realmente não enfrentamos o vento na cara para tentar voltar para a  classificação”, disse Maxime Sorel.

Foi, portanto, um 16º lugar comemorado por Maxime Sorel e Guillaume Lebrec, que provavelmente poderiam apontar para os dez primeiros sem o início com o contra-tempo.

Um desempenho muito encorajador para a continuação da campanha em solitário de Maxime Sorel na próxima Vendee Globe.