Groupe Apicil, de campeão paralímpico, é o 14º IMOCA na Transat Jacques Vabre

0
268

Campeão Paralímpico, do Groupe Apicil é o 14º IMOCA da 14ª edição da Transat Jacques Vabre

O campeão paralímpico Damien Seguin e o também francês Yoann Richomme cruzaram a linha de chegada da 14ª edição da Transat Jacques Vabre Normandia Le Havre na tarde desta segunda-feira (11).

A dupla levou 15 dias, 8 horas, 17 minutos e 21 segundos para percorrer 4835 milhas a 13,13 nós. A diferença para o primeiro, Apivia, foi de 1 dia, 20h 17mn 21s.

Já presente em 2007 e 2013 na Class40, foi a terceira participação da dupla na Transat. Desde 2013, os dois velejadores competem juntos e colecionam conquistam.

Damien é bicampeão paralímpico de vela (2,4mR), medalhas conquistadas em Atenas 2004 e Rio 2016. Além disso, ele tem mais uma prata em Pequim 2008 e o quarto lugar em Londres.

Nascido sem a mão esquerda, ele tem um 6º lugar na IMOCA na Rota do Rum em 2018.

”Antes dos Doldrums, estávamos o tempo todo na regata, navegamos bem e muito atentos, não há muito a lamentar.Nos Doldrums não fomos bem e a regata a partir daí não teve o mesmo sabor. Continuei a aprender sobre esse magnífico barco. Ele é um ótimo IMOCA e podem disparar 100%, já é um bom objetivo em nossa trajetória de barcos mais antigos”, disse Damien.

Yoann, seu parceiro, venceu duas Solitaire du Figaro em 2016 e também neste ano!

“Nos divertimos. Vimos uma lacuna considerável entre os barcos mais rápidos e nós. Então, se fosse ganhar um ou dois lugares, não teria mudado muito. Navegamos bem, especialmente no começo, menos nos Doldrums, que foi a nossa pequena decepção. Fiquei feliz em encontrar Damien e guiar o barco com ele”, comentou Yoann.

Excelente velocidade contra o vento, estratégia controlada, boa passagem da cordilheira, o barco nunca foi além do 10º lugar, mas com o Banque Populaire e o Corum L’Epargne na cola deles, a regata para barcos ficou emocionante e de alto nível.

Já são 17 o número de barcos na Baía de Todos-os-Santos. A previsão é a chegada de mais três entre a noite da segunda-feira (11) e terça-feira (12).