Ilhabela une esportes, shows e gastronomia para incentivar o turismo de inverno

0
452

 

 

Por definição, uma ilha é um pedaço de terra cercado por água. Por analogia, o Race Village pode ser considerado uma ilha dentro de Ilhabela. O espaço instalado no Centro Histórico da Vila está cercado por turistas desde o início de julho. No mês náutico de 2019, cuja principal competição é a Semana Internacional de Vela, a expectativa é para crescimento na casa de 25% no número de visitantes em relação ao ano anterior no local que conta com 100 atrações grátis, entre shows, palestras, feira literária, sala de cinema, entre outras.

Em 2018, o Race Village recebeu cerca de 68 mil visitantes em 24 dias. Para 2019, a estimativa é chegar a 86 mil em 23 dias. Apenas nos dez primeiros dias de atividades, 30 mil pessoas passaram pelo espaço de convivência no Centro Histórico. Os shows receberam bom público todas as noites, as cinco palestras realizadas até agora tiveram lotação máxima e o desfile de barcos encheu o Píer da Vila no domingo (14). “Os números do ano passado são estimados. Estamos trabalhando para implantar uma inteligência no turismo que inclui a observação real de dados. Nesta temporada já temos pesquisadores em ação. Estou feliz porque os dias estão lindos em Ilhabela e turistas, velejadores e moradores têm marcado presença no Race Village”, avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo.

Centro de Ilhabela/Foto: Adilson Pacheco/RN

O crescimento no número de visitantes no Race Village é reflexo do grande envolvimento da comunidade e dos turistas com o novo espaço e também com o aumento do número de atividades. Neste ano, o espaço de convivência receberá 100 eventos até o dia 28 de julho, um incremento de 150% em relação à temporada anterior, que promoveu 40 atrações. Os dados são superlativos em diversas áreas. A curva ascendente mais significativa em relação a 2018 vem dos shows: 75% maior. Cresceu de 18 no ano passado para 32 apresentações em 2019.Defensora do chamado Turismo Regenerativo (conceito de que usa turismo para restaurar as características geográficas e culturais do local), Bianca explica o novo layout e arquitetura do Race Village. “Procuramos impactar o mínimo possível na paisagem do Centro Histórico e no jeito de as pessoas conviverem no espaço próximo ao Píer da Vila”, relata a secretária, lembrando que a montagem permite que o público transite com mais liberdade pelos estandes. “Também buscamos racionalizar custos. Ações como corte da queima de fogos, foco em palestras locais, entre outras, permitiram oferecer maior variedade de eventos, mantendo a qualidade, e com uma economia na casa de R$ 2 milhões”, detalha.

Mais desafios para o turismo em Ilhabela – Para a secretária, o trabalho iniciado neste ano segue a orientação para que o município tenha realmente ‘a cara’ do conceito implícito no slogan ‘Vida Natural’, valorizando a vocação turística de terra e mar. E não ficará restrito ao mês náutico. Entre os principais projetos estão a implantação de estrutura para observação de pássaros, o Birdwatching, com a construção de seis torres no Parque Estadual de Ilhabela, uma das maiores reservas de Mata Atlântica conservada do mundo; a qualificação dos guias e certificação dos barcos para avistamento de baleias e o projeto ‘Comer e Morar’, com a preservação e valorização da cultura e culinária em uma das últimas vilas de caiçaras do Litoral Norte, em Castelhanos.

Foto:Adilson Pacheco/RN

Grandes shows nos próximos dias – Kiko Zambianchi traz sua famosa canção ‘Primeiros Erros’ e demais sucessos para o palco principal do Race Village nesta quinta-feira (18), a partir das 20h. Mais cedo, às 19h, a Banda Mano Beethoven abre a programação noturna.

Entre os shows mais esperados estão a tradicional banda Ira!, de sucessos como ‘Flores em Você’, ‘Envelheço na Cidade’, ‘Tarde Vazia’, entre outros, embalados pelo vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra. A apresentação será na segunda-feira (22). João Suplicy também subirá no palco principal do Race Village na sexta-feira (26). Irmão do cantor Supla e filho do político Eduardo Suplicy, ele apresentará o espetáculo de ‘De Elvis a Jobim’.