Depois do Vela Show, agora é a vez dos esportes aquáticos Row To Win Experience

0
1044
Mauricio Boabaid, organizador do evento / Foto: Adilson Pacheco/RN
Mauricio Boabaid, organizador do evento / Foto: Adilson Pacheco/RN

Depois do Vela Show, primeira feira de vela agora é a vez dos esportes aquáticos Row To Win Experience, e pretende reunir em Itajaí mais de 800 atletas de todo país das modalidades de canoa havaiana, surf ski e stand up paddle. Os atletas percorrerão diferentes distâncias durante as provas, com trajetos entre Itajaí e Balneário Camboriú, com partida da Praia de Cabeçudas.

A principal praia da Capital Náutica de Santa Catarina, Cabeçudas será palco, sábado (16), de interações sobre esportes aquáticos. O Row To Win Experience oferecerá uma vivência e cerimônia de batismo de canoas, oficina de colares e de dança polinésia a partir das 9h. O evento náutico é gratuito a toda a comunidade e tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.

Segundo Mauricio Boabaid, o evento veio para a cidade devido ao sucesso de Remo in Door realizado em sua academia. “O prefeito Volnei Morastoni nos pediu para fazer o evento na água, porque Itajaí é uma cidade praiana e capital náutica de Santa Catarina. Então, em um pedido do poder público para que se tenha o dna da cidade valorizado, nós fizemos o RTW Water” e acentua mais adiante – “se Blumenau tem a cara da Oktoberfest, Itajaí tem a cara do RTW Water”.

 

Atletas de canoa havaiana, surf ski e stand up paddle vão interagir com o público na praia e mostrar a prática desses esportes. O evento será dedicado a integrar moradores com os participantes e organizadores do Row To Win Water, a ser realizado de 17 a 19 de maio em Itajaí.

A partir das 9h, os moradores de Itajaí e turistas poderão participar da oficina de confecção de colares e coroas de flores. Já às 10h30 começa a oficina dos movimentos da dança polinésia, arte usada por homens e mulheres para dar as boas-vindas, reverenciar, orar, seduzir e até desafiar um inimigo. A responsável pelas duas oficinas será a remadora Geórgia Michelucci, que virá de São Paulo para ministrar as atividades.

Os participantes irão aprender os passos e uma coreografia para o momento do batismo marcado para 12h30. O batismo de Canoa Havaiana, também conhecida como Va’a, é uma tradição milenar. A canoa de Itajaí receberá o nome de Moana, inspirado no filme de mesmo nome, que significa “oceano”, “mar profundo”, “ela traz essência divina”. O passo a passo do ritual de batismo é mantido em segredo pela organização.