25º Salão Paranaense de Turismo apresenta seus números, no Jubileu de Prata do evento

0
591
Visão geral da Feira, que nesta edição contou com uma montagem diferenciada - Foto Valterci Santos

 

Visão geral da Feira, que nesta edição contou com uma montagem diferenciada – Foto Valterci Santos

O 25º Salão Paranaense de Turismo, edição histórica que comemorou o Jubileu de Prata do evento e o Jubileu de Ouro da ABAV-PR – Associação das Agências de Viagens do Paraná, traz ao público o balanço e números do evento mais tradicional do segmento no Estado.

Cento e vinte e um expositores estiveram presentes participando do Salão, trazendo ao espaço 195 marcas. Ao todo, 3.216 agentes de viagens, profissionais do turismo e público interessado no assunto, registraram sua entrada no Expo Unimed Curitiba, interagindo com expositores, incrementando seu networking e gerando negócios.

Desses, 986 agentes de viagens, participaram das 20 capacitações apresentadas no evento, devidamente documentadas, uma a uma, no site oficial do Salão, www.salaoparanaense.com.br.

A 2º edição do Fórum Nacional de Turismo Rodoviário, evento com foco específico, com debates acirrados e levantamentos concretos da dificuldade do segmento em todo território nacional, contou com 210 inscritos, número semelhante ao da 1ª edição, que marcou a necessidade de se debater anualmente o tema entre especialistas e profissionais do turismo.

Por fim, o 25º Salão Paranaense de Turismo, por sua tradição e credibilidade, contou com cobertura jornalística em todo território nacional. Incluindo os 20 maiores veículos de comunicação focados em turismo no Brasil e as 5 maiores TVs e rádios locais.

Para o presidente da ABAV-PR, Antonio Azevedo, os números refletem o momento que o país atravessa, mas sobretudo, a importância que o turismo está ganhando a nível nacional, estadual e municipal. “Apesar de estarmos atravessando uma reconstrução econômica do país, o resultado é bastante positivo. Mais do que isso, em uma leitura mais profunda, é possível enxergar que todos os governantes brasileiros entenderam dá necessidade de acreditar no turismo, de valorizar todos os profissionais que trabalham no segmento”, salientou Azevedo. Segundo ele, o 25º Salão Paranaense do Turismo, é a prova mais concreta disso. “Só tivemos ‘feedbacks’ positivos, quem participou aprovou e gerou negócios”, finalizou o presidente da ABAV-PR.

15ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná

As 14 regiões turísticas do Estado do Paraná apresentaram seus atrativos durante a 15ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, durante os dois dias do 25º Salão Paranaense de Turismo, no Expo Unimed Curitiba. Cada região divulgou aos participantes da feira seus diferenciais turísticos, que contemplam atividades de lazer, gastronomia, opções de descanso, ecoturismo e turismo de experiência.

Foz do Iguaçu e os Caminhos ao Lago de Itaipu apresentaram todas as opções de passeios com contato com a natureza, amplamente explorados na região. Representando o Noroeste do Estado, os Corredores das Águas apresentaram os passeios ligados a atividades nos rios e cachoeiras do local, que possui grande interesse dos turistas que buscam aventuras e esportes praticados na água doce. Em Campo Mourão, a região do Eco Aventuras também apresentou todas as atrações radicais voltadas aos turistas que optam por experiências de aventura. Um pouco mais romântica, a região de Cantuquiriguaçu apresentou os Lagos e Colinas, com paisagens paradisíacas para quem busca descanso, conforto e privacidade. Representando a Região Sudoeste do Paraná, o Vale do Iguaçu também trouxe atrações.

No Centro-Sul do Estado, está a região da Terra dos Pinheirais, que  exploram o turismo rural e colonial, com produtos feitos com o pinhão, fruto do Pinheiro, árvore típica do Paraná. Neste mesmo segmento, as Rotas do Pinhão, que contemplam Curitiba e Região Metropolitana, trouxe os pratos típicos e outras delícias que são elaboradas com o pinhão, fruto de colheita restrita, que tem temporada determinada para consumo durante as estações do outono e inverno. Representando o Vale do Ivaí, foram apresentadas durante a Mostra, as delícias da região, como o sorvete de mandioca. O local também é referência em turismo de aventura.

O espaço destinado ao Litoral do Paraná apresentou a bala de banana de Morretes, as cachaças de Antonina, uma nova cervejaria em Pontal do Sul e todos os atrativos náuticos e eco turísticos da região, que tem grandes atividades de destaque para quem busca turismo de aventura.

Ainda estiveram presentes na Mostra as regiões de Cascavel e Toledo, com as Riquezas do Oeste; o Vale do Iguaçu, com foco no turismo rural e gastronômico; o roteiro Entre Matas, Morros e Rios, com pousadas, turismo rural, etnoturismo, com a comunidade indígena da região, e esportes radicais na natureza, na região de Turvo e Pitanga. A região de Campo Mourão apresentou Eco Aventuras, Histórias e Sabores, com forte apelo no turismo religioso; o turismo rural da região do Norte do Paraná, nas proximidades das cidades de Rolândia e Sertaneja; o Norte Pioneiro trouxe as atividades turísticas das cidades de Ibaiti, Andirá e Ribeirão Claro; e ainda a região de Campos Gerais, mostrou ao público as atividades de aventura nas cidades de Castro e Tibagi.

Arena Gastronômica do Paraná é destaque do Salão da ABAV

O ano de 2019 é o Ano da Gastronomia no Paraná. Com foco em promover o turismo gastronômico do Estado, durante a 15ª Mostra da Regiões Turísticas do Paraná, ocorreu a Arena Gastronômica, que apresentou, nos dois dias do evento, alguma das delícias típicas do Estado.

Na sexta, houve degustações da Quirera Desconstruída, da região da Terra dos Pinheirais; da Fortaia (um tipo de omelete ou torta colonial típica italiana), da região das Cataratas do Iguaçu e Caminhos do Lago de Itaipu; e da Tilápia no Tacho. Também ocorreu degustação de cervejas artesanais dos Campos Gerais.

Já no sábado, foi a vez do sorvete de mandioca, do Vale do Ivaí. Do Peixe Cambira (peixe salgado e seco ao sol), do Litoral do Paraná; da Moqueca de Tilápia com Pinhão, das Rotas do Pinhão; e do Barreado, o prato mais famoso da gastronomia paranaense, no Salão, apresentado pela Prefeitura de Paranaguá.