Prof. Leonardo Specorte Russi – UNIVALI
No mês de janeiro deste ano, três atletas da escola de vela da ANI – Associação Náutica de Itajaí, representando Itajaí, participaram da Copa Brasil de Vela na classe Optimist em Ilhabela – SP. E para nossa surpresa, sagraram-se campeões brasileiros em suas categorias. Luísa Metzner Nunes e Kayo Pinheiro Eiras; campeões na categoria juvenil estreantes e Sofia Faria; na categoria infantil veterano.
Estes resultados são a coroação de um trabalho que se iniciou em 2012, quando da criação da escola de vela ANI, no embalo da primeira edição da Volvo Ocean Race na cidade, a associação ganhou nova sede e uma flotilha de barcos escola.
Na época, o presidente da organização, Claudio Copello, conseguiu junto as autoridades municipais e empresas privadas, ajuda para modernizar a sede e montar a tão sonhada escola de vela.
Desde então a ANI vem mantendo a escola de vela e equipe de rendimento, visando fomentar este esporte na cidade, reconhecidamente deixado de lado, apesar da natureza oferecer a nossa cidade todas as condições para a prática diária da vela.
A evolução da escola de vela, apesar dos percalços financeiros, com dificuldades para captação de recursos para administrar a equipe e escola, está sendo visível, com um crescimento causado pela divulgação e trabalho sério junto as escolas do município, com interessados aparecendo todos os dias nas portas da ANI.
Este ano a escola se superou em matrículas e já não tem mais vagas, pelo menos para o primeiro semestre, com as tardes de segunda feira repleta de crianças querendo descobrir como estes pequenos barcos navegam sem motor. Com oito barcos escola da classe Optmist e dois barcos da classe Laser, já se limita o atendimento pela demanda frequente de interessados.
Mas, estamos no caminho certo, pois há oito anos atrás sequer se falava em ensinar a velejar para crianças no saco da fazenda, local onde acontecem as aulas da escola de vela e os treinamentos da equipe de rendimento.
Todas as tardes, de segunda a sexta, o saco da fazenda está colorido, com velas de optimist, laser e Dinghe oferecendo a todos que ali passam um espetáculo de harmonia com a natureza e ao mesmo tempo criando uma nova classe de atletas para nossa cidade e região.
Este interesse se deve também aos resultados obtidos nas competições estaduais das quais a equipe participou no triênio 2016/17/18, quando na sua evolução conseguiu se firmar como uma flotilha vencedora e participativa, com resultados eficientes quanto a disputa com outras equipes.
Na edição da Volvo Ocean Race de 2018, uma de nossas equipes sagrou-se campeã da Volvo Academy, regata exclusiva para os pequenos velejadores organizada pela International, uma das patrocinadoras da VOR.
Neste contexto, o trabalho realizado já possibilitou que mais de seis mil crianças conhecessem as oportunidades que o mar oferece e um novo perfil se criou, pois, novas habilidades foram desenvolvidas, que talvez estivessem adormecidas esperando uma oportunidade para acordar e aproveitar a natureza que está a nossa disposição nesta bela cidade.
Professor Universitário há 19 anos dos cursos de gestão de negócios da UNIVALI e FAE Business School, coordenador de esportes náuticos da ANI de 2015 a abril/2019. Responsável neste período pela gestão dos projetos Navegando pela cidadania, Escola de vela e Equipe de rendimento da ANI.