GC32 Racing Tour terá cinco etapas na Europa
O GC32 Racing Tour, competição de vela oceânica com catamarãs (barcos dois cascos), terá cinco etapas em 2019. As regatas ocorrem na Itália, Portugal e Espanha. Falta apenas a prova de 6 a 10 de novembro que não teve local definido.
O circuito é um dos mais prestigiados do mundo e conta com velejadores olímpicos, além de atletas que correram a America’s Cup e Volvo Ocean Race (hoje Ocean Race).
As primeiras regatas serão disputadas de 22 a 26 de maio na Villasimius Cup, na Itália.
A segunda etapa será de 26 a 30 de junho no Mundial de GC32, em Lagos, Portugal. Na sequência, a flotilha embarca para a Copa del Rey MAPFRE, em Palma de Maiorca, na Espanha, no fim de julho. A quarta etapa será lo Lago de Garda, na Itália.
Os barcos GC32 são apontados como um dos mais rápidos e desafiadores do mundo.
A edição 2019 do GC32 Racing Tour terá pelo menos 10 equipes, incluindo as que participaram da Extreme Sailing Series.
Em 2018, o campeão do circuito mundial de GC32 foi o time francês Norauto com três vitórias em cinco etapas. A equipe foi comandada por Franck Cammas, experiente navegador francês com títulos na Volvo Ocean Race Transat Jacques Vabre.
Além de liderar a campanha do país na America’s Cup.
Na sequência ficou o britânico INEOS Team UK e o também francês Zoulou.
Sobre a categoria
Criado em 2014, o GC32 Racing Tour é o circuito original para os catamarans de design único projetados pelo Dr. Martin Fischer, agora Coordenador de Design para o desafio do Luna Rossa para a 36ª America’s Cup.
Esses barcos permitem que velejadores tenham um gostinho do mais recente e mais rápido estilo de navegação.
Em 2017, o GC32 recebeu o reconhecimento oficial da World Sailing, permitindo que seu primeiro Campeonato Mundial fosse realizado em 2018.
A chave para o GC32 Racing Tour é o seu apelo tanto para os donos de barcos quanto para as equipes profissionais com apoio financeiro.
Os locais são escolhidos com a certeza de condições para que os catamarãs voem.