A edição 2019 da RORC Caribbean 600 atraiu 76 equipes de 21 países, incluindo Brasil com o Mussulo 40 Team Angola Cables.
Os veleiros se depararam com condições difíceis de vento entre as 11 ilhas do Caribe. A prova contou com 600 milhas ao todo.
A regata contou com as classes IRC, Class40, Multicascos e Superyachts. Os brasileiros do Mussulo 40 Team Angola Cables correram na Class40 e terminaram em sétimo.
A equipe foi comandada pelo angolano residente no Brasil José Guilherme Caldas.
”Nós fizemos o melhor possível para preparar o barco. Tivemos um bom desempenho nos primeiros dias, primeiras pernas, mas tivemos problemas genoa (tipo de vela), o que atrapalhou no contra-vento”.
”Ou seja, perdemos tempo. Foi uma regata dura, porém muito agradável”, disse José Guilherme.
O veleiro tinha ainda Leonardo Chicourel, António Nunes, Rafael Martins e Alberto Vita.
O Team Musullo 40 Angola Cables chegou mais de 9 horas depois do vencedor, o Eärendil.
A categoria dos 40 pés contou com 10 veleiros na disputa pelas ilhas caribenhas
”Foi uma regata com ventos muito fortes, na maior parte de 20 a 25 nós, com muitas variações. Só tínhamos uma pequena buja para ter um melhor desempenho”.
”Foi muito interessante para treinar para a Cape2Rio 2020, que será no início do ano”, completou o angolano, que fez a Transat Jacques Vabre 2017 com Leo Chicourel.
”Todas as classes tiveram uma competição incrível e muitas terminaram a prova com apenas alguns minutos de diferença, especialmente na batalha entre Maserati e Argo e os Class40”, comentou Eddie Warden Owen, CEO da RORC.
“Havia muitos barcos e atletas novos nesta edição e a qualidade da flotilha e dos velejadores continua impressionando a cada ano”..
O Maserati Multi 70, comandado por Giovanni Soldini (ITA), cruzou a linha de chegada do RORC Caribbean 600 em um tempo de 1 dia, 06 horas e 49 minutos, levando o prêmio Multihull Line e estabelecendo um novo recorde dos multicascos. A equipe não venceu no corrigido.
O MOD70 Argo (EUA), de Jason Carroll, também bateu o recorde anterior, mas terminou a prova apenas sete minutos atrás do Maserati.
“Tivemos uma corrida maravilhosa, com muito vento, mas muito rápida, com boas manobras de ambas as equipes”, comentou Giovanni Soldini.