Domingo – 25:Brasília recebe a 11ª etapa do Circuito de Corridas CAIXA

0
571
A campeã olímpica Maurren Maggi  (Luiz Doro /adorofoto/HT Sport
A campeã olímpica Maurren Maggi
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sport

 

Prova no Distrito Federal terá mais um capítulo da batalha entre brasileiros e africanos pela hegemonia da mais tradicional série de provas de rua do Brasil. Inscrições ainda podem ser feitas durante a retiradas dos kits, na loja Centauro

Brasília  – A etapa de Brasília do Circuito CAIXA será neste domingo (25), a partir das 8h, com largada em frente ao Palácio do Buriti, para percursos de 5km e 10km, além de caminhada de 5km. Será a 11ª prova da temporada 2018 da mais tradicional série de corridas de rua do País, que completa 15 anos, e, assim como nas dez anteriores, a expectativa é para mais um duelo entre atletas brasileiros e africanos.

Na disputa entre Brasil e África pela hegemonia na categoria Elite 10km do Circuito CAIXA, os atletas nacionais levam vantagem, com seis vitórias contra quatro no masculino. Caso um atleta brasileiro cruze em primeiro no Distrito Federal, os estrangeiros não poderão nem empatar o placar, já que a corrida deste domingo é a penúltima do ano (o encerramento será em Goiânia no dia 8 de dezembro). Já entre as mulheres, as africana estão na frente por sete a três.

Entre os candidatos ao lugar mais alto do pódio, Wellington Bezerra da Silva vai em busca da segunda vitória consecutiva, já que ganhou a prova de São Paulo, há pouco menos de um mês. O rival Africano será o queniano Nicolas Kipkorir Chelino. Outros corredores brasileiros despontam com boas chances em Brasília, como Gilberto Silvestre Lopes, vice-campeão em Ribeirão Preto; Cosme Ancelmo de Souza, terceiro em Campo Grande; Gleison da Silva Santos, quarto colocado no Recife; além de pratas da casa como Lucas Scaravelli da Silva. Outro estrangeiro na prova será o português Alberto Casimiro da Costa Paulo.

Entre as mulheres, a missão de desbancar a queniana Sharon Chelimo Arusho ficará a cargo de nomes como Simone Ponte Ferraz, campeã da prova de Uberlândia; Cruz Nonata da Silva, quarta colocada em Fortaleza, entre outras corredoras. As africanas podem estar ganhando mais corridas do Circuito CAIXA que as brasileiras na temporada 2018, mas na última etapa, em São Paulo, a mais rápida foi a representante da bandeira verde-amarela Jenifer do Nascimento Silva.

No ano passado, as mulheres garantiram a vitória brasileira do Circuito CAIXA. Fabiana Cristine da Silva foi a mais veloz e cruzou a linha de chegada com o tempo de 36min23. Já entre os homens, o campeão foi o tanzaniano Mejan Reginald Lucian, com 30min59. Já os recordes da etapa do Distrito Federal pertence a dois quenianos: Maurine Jelagat Kipchumba (33min38), em 2013; e Emmanuel Kipkemei Bett (29min27), em 2010.

Retirada de kits e inscrições e presença de campeã olímpica – Além da categoria Elite 10km, o Circuito CAIXA recebe milhares de atletas amadores da capital federal e cidades-satélites. As inscrições para a etapa de Brasília ainda podem ser feitas de forma presencial. A organização receberá os últimos pedidos durante a entrega dos kits dos atletas (composto por número de peito e camiseta), na Loja Centauro – Pátio Brasil Shopping, nesta sexta-feira (23), das 10h às 20h, e no sábado (24), entre 10h e 17h).



 

Slide6



 

 

Ainda no sábado, a campeã olímpica Maurren Maggi estará na Loja Centauro entre 11h e 12h, à disposição para fotos, autógrafos e um bate papo com fãs e amantes do atletismo. Ela também participará da corrida de domingo. Vai dar a largada e depois estará na cerimônia de premiação. Antes, nesta sexta-feira, a medalha de ouro no salto em distância nos Jogos de Pequim/2008 tem um encontro marcado com meninos e meninas do Centro de Ensino Médio Setor Leste, às 14h, para uma palestra.

Entre as categorias em disputa na etapa da capital do País estão a geral, economiário e por faixa etária, para homens e mulheres. Outra opção é a possibilidade de correr em duplas. Antes de Brasília, o Circuito CAIXA passou pelas cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Salvador, Campo Grande, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Curitiba e São Paulo.

Wellington Bezerra da Silva foi campeão neste ano em São Paulo  (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports
Wellington Bezerra da Silva foi campeão neste ano em São Paulo
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports

 

Pegada do Bem – Como nas dez etapas anteriores, a campanha Pegada do Bem entra na programação do Circuito CAIXA em Brasília. A ação recebe doações de tênis a fim de incentivar a prática do atletismo em regiões de maior vulnerabilidade social, reforçar ações já existentes nesse sentido e ainda impulsionar a descoberta de novos talentos. Os calçados podem ser entregues na retirada dos kits na sexta e sábado e também na arena no dia da prova, no domingo. Essa iniciativa já arrecadou dezenas de pares de tênis nas provas anteriores, todos encaminhados para entidades assistenciais das cidades participantes.

História e tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 280 mil pessoas em 131 provas pelo Brasil até 2017, seguindo de forma ininterrupta no apoio aos atletas brasileiros de elite e incentivo ao esporte entre os amadores. Com 15 anos de atividades ininterruptas, é considerado a mais tradicional série de corridas de rua do País.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, com apoio do Governo Federal, Indaiá e Nutry. A etapa de Brasília tem supervisão técnica da Federação de Atletismo do Distrito Federal.

 

Etapa de Brasília

Categoria Elite 10km Masculina
Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro)
José Rodrigo Vieira Silva (Equipe/CMP)
Kelvyn Mendes Martins
Antonio Wilson Sousa Lima (Federal Autopeças)
David Benedito de Macedo
Cosme Ancelmo de Souza (Bradesco Seguros)
Marcos Antonio Pereira (Cruzeiro)
Gleison da Silva Santos (Cruzeiro /Profesp/Pref de Garanhuns)
José Marcio Leão da Silva (Cruzeiro /Profesp/Pref de Garanhuns)
Laurindo Nunes Neto (Associação de Atletismo de Caçador – AAC)
William da Silva Santos
Luciano Martins Rodrigues
Gilberto Silvestre Lopes (Marinha do Brasil / Cefan)
Carlos Oliveira Santos (ABA Bebedouro)
Cícero Clebson Sabino da Silva (Clube CPA/Colegio Montessorri/Colegio Boa Ideia/Auto Escola Paulo Afonso)
Marcos Fernades da Cruz (Gonzaga)
Pablo Fagundes da Costa (Super Time Pro BRB Mobile)

Alberto Casimiro da Costa Paulo (Sport Lisboa Benfica – SLB)
Rafael Soares da Silva (Tjoutletrunning)
Nicolas Kipkorir Chelino (Luasa Sports Caixa)
Adriano de Oliveira Silva (Gonzaga)
Lucas Scaravelli da Silva (Caso-DF)
Antonio de Sousa Dias (Vertical Run)
Domingos Conceição Figueira (Nacional Tecidos)
Glenison Gilbert de Carvalho (Elite Academia SJDR)
José Alves da Silva Junior (Luasa Sports Caixa)

Categoria Elite 10km Feminina
Simone Ponte Ferraz (Corville/SPF Running)
Cruz Nonata da Silva
Marizete Moreira dos Santos (Caso/ Caixa)
Luzinete Andrade dos Santos (Bom Jesus – GO)
Adriana Cristina  Luz Marçal (Bradesco Seguros)
Sharon Chelimo Arusho (Luasa Sports / Caixa)
Maria Sandra Pereira Silva
Roselene Alves de Oliveira (Tornado)
Rosiane Xavier dos Santos (Super Time Pro BRB Mobile)

 

Etapas do Circuito de Corridas CAIXA 2018
1ª etapa – 13/05 – Belo Horizonte
2ª etapa – 19/05 – Uberlândia
3ª etapa – 10/06 – Salvador
4ª etapa – 01/07 – Campo Grande
5ª etapa – 29/07 – Recife
6ª etapa – 05/08 – Fortaleza
7ª etapa – 26/08 – Porto Alegre
8ª etapa – 16/09 – Ribeirão Preto
9ª etapa – 14/10 – Curitiba
10ª etapa – 21/10 – São Paulo
11ª etapa – 25/11 – Brasília
12ª etapa – 08/12 – Goiânia

Mais /Site: www.circuitocaixa.com.br


Fonte – Doro Jr. – ZDL Sports