Itajaí Sailing Team garante bicampeonato na Regata Porto Belo e se mantém na liderança do CVO

0
494

 

O time da vela de Itajaí conquistou pela segunda vez consecutiva o troféu fita Azul/Divulgação
O time da vela de Itajaí conquistou pela segunda vez consecutiva o troféu fita Azul/Divulgação

 

O time da vela de Itajaí conquistou pela segunda vez consecutiva o troféu fita Azul da 6ª etapa da Copa Veleiros de Oceano (CVO) na Regata Porto Belo 186 anos e lidera o campeonato

O Itajaí Sailing Team (IST) vence pelo segundo ano consecutivo no sábado, 15/8, a Regata Arquipélago – ou Regata Porto Belo –, com um trajeto de aproximadamente 23 milhas náuticas, da sede do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, na praia de Jurerê, em Florianópolis, até norte da Ilha João da Cunha, nas proximidades da enseada de Caixa D’Aço, em Porto Belo. O IST garantiu o Troféu Fita Azul com o tempo de 4 horas, 11 minutos e 13 segundos.

“Navegamos com condições climáticas mudando a todo momento, pegando inclusive ventos bem fracos, entre7 e 8 nós, totalmente adversos aos que prevíamos na sexta-feira à noite, ventos com transição de sudoeste para sul oeste, o que dificultou bastante”, explica o capitão do IST, Marcelo Gusmão Reitz. O fato do IST ser o barco da frente dificultou as tomadas de decisões. “Mas foi uma regata linda, com a tripulação bastante entrosada, o que garantiu nossa vitória nacategoria ORC.”


 

Saiba mais :

http://regatanews.com.br/itajai-sailing-team-participa-da-regata-de-porto-belo-e-leva-velejadores-da-optimist-para-as-disputas/

http://regatanews.com.br/marcelo-gusmao-reitz-capitao-do-itajai-sailing-team-sera-arbitro-do-sul-brasileiro-de-snipe/


 

O manager do Itajaí Sailing Team, Alexandre Antonio Santos, comemora a liderança do time itajaiense no CVO e destaca a importância que o IST vem ganhando nos cenários regional e nacional. “O time foi criado, após a realização da primeira parada da Volvo Ocean Race em Itajaí, em 2012, para divulgar valorizar o potencial náutico de Itajaí e Santa Catarina e nosso objetivo vem sendo alcançado com consecutivas vitórias”, afirma Alexandre Santos.

O time do  Itajaí Sailing Team (IST) vence pelo segundo ano
O time do Itajaí Sailing Team (IST) vence pelo segundo ano

 

Outro objetivo que vem sendo alcançado, segundo o manager, é a formação de velejadores oceânicos em Itajaí e Santa Catarina. “O Itajaí Sailing Team é um dos poucos, se não o único time de vela brasileiro que leva o nome do município onde está sediado. Tem acumulado sucessivos bons resultados e promove sua cidade sede em toda a costa brasileira.”

O veleiro usado pela equipe é um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano, com 12,30 metros de comprimento, 3,75 metros de largura, calado de 2,60 metros e mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires.

O veleiro usado pela equipe é um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano
O veleiro usado pela equipe é um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano

A tripulação para a Regata Porto Belo foi formada por Edmundo Grisard, Gastão Furlin Filho, José Irineu Silva, Fabiano Vitorino, Marcos Sergio Bechtold, Henrique Grisard, Paulo Linhares Neto, Anderson Cardemil, a velejadora mirim Brenda Furlin, além do capitão Gusmão.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí.


Fonte: Joca Baggio




 

 

um milhão