Natação: Edênia Garcia encerra temporada 2018 com título

0
453
Foto: Marco Antônio Teixeira
Foto: Marco Antônio Teixeira
Foto: Marco Antônio Teixeira

Atleta paralímpica venceu os 50 m costas na competição realizada no Centro Paralímpico em São Paulo

A paratleta Edênia Garcia encerrou a temporada 2018 com o ouro na sua prova principal, os 50 m costas, na 2ª Fase Nacional Loterias Caixa, realizado no último final de semana (18 e 19) no Centro Paralímpico em São Paulo (SP).

A partir de agora, a medalhista paralímpica e um dos maiores nomes da modalidade vai tirar um período de férias para voltar com tudo em 2019, ano de ParaPan e outras competições importantes, como o Mundial.

“Essa medalha representa meu 17° título brasileiro, apesar de todo cansaço por ter nadado o Parapan Pac na mesma semana, sempre é bom buscar mais um campeonato com muita determinação e não se entregar! Então é só alegria por mais uma conquista!  Obrigada sempre por cada palavra de incentivo e suporte! Um salve para meu técnico Fabiano Quirino pela excelente parceria nessa caminhada, estamos no top 1 do mundo. Vamos aproveitar ás férias pra descansar corpo e mente e voltar renovada! “, disse Edênia Garcia.

No ParaPan Pacífico de Natação, principal competição da temporada, realizado na cidade de Cairns, na Austrália, ela se tornou bicampeã dos 50 metros costas. Na competição a nadadora voltou para casa com duas medalhas: o ouro nos 50 m costas e a prata nos 100 metros livre.

“Precisamos voltar em setembro com foco total nos treinos para nos preparamos o Mundial da Malásia no final de julho de 2019, o nosso próximo e principal objetivo daqui para frente”, finalizou a atleta.

A nadadora Edênia Garcia tem 31 anos e é a maior vencedora da natação paralímpica. Esteve presente nos últimos quatro Jogos Paralímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016) e é a primeira atleta brasileira tricampeã mundial de natação. Especialista nas provas curtas, a atleta tem ainda outras três medalhas olímpicas, duas pratas (50 m costas) e um bronze (50 m livre).