A Ilhabela Cup estreou nesta segunda-feira (23) com regatas de percurso médio no canal de São Sebastião. A competição chancelada pela Semana de Vela de Ilhabela terá uma pontuação paralela e será definida já na terça-feira (24). Todas as classes do calendário da Semana de Vela de Ilhabela estão na disputa, exceto a Multicascos.
O vento soprou fraco – menos de 10 nós de vento, com direção predominante sul. As condições resultaram em regatas técnicas. A prova de ORC e IRC, por exemplo, teve 12 milhas até o Farolete 4, local da chegada de Alcatrazes.
”Ainda não conseguimos recuperar 100% da Alcatrazes de sábado. Acredito que na terça-feira já fica melhor”, disse Samuel Albrecht, tático do Crioula, vencedor e recordista da Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil.
O sol predominou durante todo o dia, bem diferente dos dois dias anteriores, quando o tempo estava pior.
”Hoje estava um dia difícil de prever. Antes a previsão dizia que poderia ser leste ou sul. Optei por fazer regata no sul e felizmente acertei”, explicou Cuca Sodré, presidente da comissão de regatas. ”Tinha bastante correnteza no canal, mas foi um dia bonito e tinha vento o tempo todo”, completou.
O ganhador da única regata do HPE 25 na Ilhabela Cup foi o Take Ashauer. “A regata foi difícil, o vento estava relativamente fraco. A classe é muito competitiva, então ganha quem erra menos. Eu acho que nós tivemos sorte na escolha da tática. Fomos o barco que mais foi por Ilhabela ao invés de ir para São Sebastião. Com isso, pegamos menos correntes no contravento e quando nós cruzamos a raia, já estávamos liderando a flotilha. Depois, foi praticamente só manter a diferença. O time está cada vez mais entrosado e estamos nos preparando pra regata. Foi um bom treino, bem divertido”, explicou Marcos Ashauer.
A previsão para terça-feira indica a entrada de nova frente fria com ventos de média intensidade – 15 a 20 nós. ”A regata de terça-feira vai exigir experiencia dos velejadores dentro do canal de São Sebastião. Vento sudoeste não necessariamente tem um lado preferencial e rajadas fortes costumam dar mais emoção”, explicou João Hackerott, meteorologista oficial da Semana de Vela de Ilhabela.