O barcochinês da meia brasileira Carolijin Brouwer, Dongfeng Race Team venceu, nesta sexta-feira (8), a Sky Ocean Rescue In-Port Race, disputada nas águas de Cardiff, no País de Gales. O time chinês superou MAPFRE e Team Brunel, segundo e terceiro lugares respectivamente.
As condições de prova foram consideradas boas pelos velejadores, com 10 nós de vento. Vários barcos de torcedores acompanharam o percurso entre bóias e viram a ação de perto!
O AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, teve melhor início de prova, mas os chineses escolheram melhor e venceram. A equipe fechou em quarto!
“Acho que hoje tivemos uma velocidade muito boa e fomos capazes de uma recuperação boa. O vento ruim ficou pra eles [team Akzonobel], que perderam muito”, explicou o comandante do Dongfeng, Charles Caudrelier.
“É sempre um prazer ganhar uma regata local”, disse Charles Caudrelier. “Acho que estamos no caminho certo e isso é bom para o moral antes das próximas duas etapas.”
O líder geral das In-Port Series segue com o MAPFRE, comandado pelo campeão olímpico Xabi Fernández.
Agora as atenções estão voltadas à décima etapa da Volta ao Mundo, que começará no domingo (10), a partir de 12h (Horário de Brasilia) com transmissão do site www.volvooceanrace.com
Os barcos partem de Cardiff para Gotemburgo (Suécia).
Apenas três pontos separam o Dongfeng Race Team (60) do MAPFRE (59) e Team Brunel (57) na classificação geral da prova.
Se houver um empate no final das etapas oceânicas, a classificação da Série In-Port será usada para desempate.
Pontuação das In-Port Races da Volvo Ocean Race
- MAPFRE – 56 pontos
- Dongfeng Race Team- 49 pontos
- Team Brunel – 41 pontos
- team AkzoNobel – 39 pontos
- Vestas 11th Hour Racing – 26 pontos
- Sun Hung Kai / Scallywag – 21 pontos
- Turn the Tide on Plastic – 17 pontos
Fonte – Flávio Perez/ Volvo Ocean Race