Campeã olímpica ajudou o team AkzoNobel a percorrer mais de 601 milhas náuticas em 24 horas durante a disputa da nona etapa da regata. Marca anterior na competição foi feita pelo Ericsson 4, comandado pelo pai de Martine Grael, Torben Grael
A edição 2017-18 entrou para a história da vela oceânica nesta sexta-feira (25) com o recorde da competição de milhas velejadas em 24 horas.
Durante a disputa da nona etapa da Volvo Ocean Race, o team AkzoNobel conseguiu percorrer 601,63 milhas náuticas em um dia no Atlântico.
Foi superado o recorde anterior do campeonato, batido em 2008-09 pelo Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, com 596 milhas náuticas.
A bordo do team AkzoNobel está a filha de Torben Grael, a também campeã olímpica Martine Grael. ”Estou super feliz pela tripulação toda! Teve muita onda e estamos todos em pedaços”, contou Martine Grael.
A tendência pelas condições de navegação no Atlântico é que essa marca ainda seja quebrada novamente. O AkzoNobel lidera a nona etapa provisoriamente seguido por Team Brunel, que na véspera chegou ter a melhor marca.
Para se ter ideia do feito obtido no caminho de Newport (Estados Unidos) a Cardiff (País de Gales), o barco de Martine Grael é o V065, 5 pés menor e consequentemente mais lento do que o usado na campanha vitoriosa do Ericsson 4 na edição 2008-09.
”Bom demais ver suas conquistas e recordes serem buscados e quebrados pelos filhos. O que a Martine conseguiu com o team AkzoNobel é significativo levando-se em consideração que esses barcos de 65 pés são mais lentos e menores do que os nossos de 10 anos atrás”, disse Torben Grael.
Dono de cinco medalhas olímpicas e de um título de Volvo Ocean Race, Torben Grael sabe das dificuldades que a filha e os integrantes do team AkzoNobel estão enfrentando no Atlântico.
”Sei como são as condições durante esses períodos a bordo , portanto entendo que todos estarão bastante cansados agora, mas é uma sensação indescritível se percorrer 600 milhas náuticas em 24 horas – são 1.110 km aproximadamente em um barco à vela no oceano. É também mais uma conquista pessoal impressionante pra carreira dela”, completou Torben Grael.
O ETA – previsão de chegada – para os principais barcos em Cardiff é a noite de 28 de maio, com a maior parte da frota chegando ao longo da madrugada seguinte.
A nona etapa tem pontuação dobrada. O líder do campeonato é o MAPFRE, seguido pelo Dongfeng Race Team. O AkzoNobel de Martine Grael está em quarto no geral!
Fonte – Flávio Perez
Publicicidade