Os barcos team AkzoNobel e o Sun Hung Kai / Scallywag adotaram estratégias diferentes do restante das equipes da Volvo Ocean Race e pagam, pelo menos por enquanto, um preço alto pela escolha mais ao norte.
Os dois barcos rumaram ao norte imediatamente depois de passar a ponta do sul de Taiwan, e assim a flotilha ficou dividida! O vento é bem mais fraco no Mar das Filipinas para o time da brasileira Martine Grael (team AkzoNobel).
”Isto está errado, muito errado”, disse a campeã olímpica Martine Grael. “Nós vamos para o norte, noroeste, e nosso destino é sul-sudeste!”
A diferença do AkzoNobel, que é o último, para o pelotão da frente aumentou nas últimas horas, chegando a mais de 120 mil milhas náuticas do líder Team Brunel.
“Nós fomos para norte muito cedo”, admitiu o navegador do AkzoNobel, Jules Salter. “Estamos desapontados. Tomamos a decisão com bastante rapidez para rumar a norte, parecia que tudo estava alinhado, Scallywag também foi, no primeiro turno estávamos bem, no segundo já não muito. Os quatro primeiros já foram, e agora somos nós os dois cá para trás”.
A sexta etapa, que liga Hong Kong e Auckland (Nova Zelândia), tem Dongfeng Race Team e MAPFRE estão na cola do adversário holandês.
O líder do Dongfeng, Charles Caudrelier, admitiu que o barco chinês quase se juntou aos dois barcos do norte, mas decidiu que ainda era muito cedo.
“Para ser honesto, quando o AkzoNobel e o Scallywag cambaram, pensamos em fazer, mas achamos que era um risco demasiado grande. Parece que eles estão agora com dificuldades”.
O francês acrescentou: “É a etapa mais complicada em termos de clima, não chega apenas ter uma boa cabeça, você também precisa de um pouco de sorte. Há tanta transição para a frente, eu não sei qual será o momento-chave, então estamos sempre muito focados e tentando optimizar a nossa progressão com pequenos ganhos”.
|
||||||||||||
DTL nm | GAIN_LOSS | STATUS | SPEED kt | COURSE | TWS kt | TWD | DTF nm | |||||
1 | TBRU | 0.00 | 0.00 | RAC | 15.3 | 58º | 18.0 | 127º | 4812.72 | |||
2 | DFRT | 0.84 | 0.21 | RAC | 12.7 | 53º | 17.8 | 102º | 4813.55 | |||
3 | MAPF | 1.28 | 0.21 | RAC | 12.9 | 37º | 15.5 | 105º | 4814.00 | |||
4 | TTOP | 8.09 | 0.10 | RAC | 12.8 | 35º | 16.8 | 98º | 4820.81 | |||
5 | SHKS | 124.50 | 51.73 | RAC | 10.2 | 62º | 11.0 | 116º | 4937.22 | |||
6 | AKZO | 126.60 | 44.59 | RAC | 10.5 | 52º | 9.3 | 100º | 4939.32 | |||
7 | VS11 | DNS |