Regata – Itajaí Sailing Team se prepara para o Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina

0
637

 

Divulgação
Divulgação

A equipe do Itajaí Sailing Team intensifica treinamentos para o tradicional Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina e busca superar a performance obtida no ano passado: segundo lugar na classificação geral da classe ORC. O evento náutico é considerado uma das principais competições de vela de Oceano do Brasil e está em sua 29ª edição. Será realizado de 1º a 04 de fevereiro, em duas raias montadas na praia de Jurerê, em Florianópolis. A organização é do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha.

O time itajaiense vai competir nas categorias IRC a bordo de veleiro da classe Soto 40 com dez tripulantes – Gastão Furlin, Claudio Copello, Fabiano Vitorino, Alexandre Souza, Edmundo Leitão, Vilnei Goldmeier, Gabriel Kieling dos Santos, Lucas Mazim e a velejadora mirim Brena Furlin –, tendo no comando o velejador Marcelo Gusmão Reitz. O velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, é o técnico.

Para o coordenador do projeto Itajaí Sailing Team, Gastão Furlin, a participação no Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina aumenta a visibilidade da equipe no cenário nacional da vela e possibilita aos velejadores iniciarem a temporada 2018 com bons resultados, o que aumenta a autoestima da tripulação e os impulsiona na busca por resultados.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim e Clindex.

O Itajaí Sailing Team é um time de vela criado para que representar o município em competições oficiais e divulgar seu potencial náutico. A cidade sedia neste ano, pela terceira vez consecutiva, uma das paradas da regata internacional Volvo Ocean Race; recebeu por duas vezes a regata francesa Transat Jacques Vabre e ainda conta com a Marina Itajaí, um dos mais modernos empreendimentos náuticos do Sul do Brasil.

O veleiro usado pela equipe é um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano, com 12,30 metros de comprimento, 3,75 metros de largura, calado de 2,60 metros e mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires, com deslocamento de 4,2 mil quilômetros.