Regata -Volvo Ocean Race – Barco espanhol Mapfre supera Brunel em prólogo encurtado

0
383

sddsd

A tripulação espanhola resistiu a um último ataque do Team Brunel, depois da organização ter encurtado o percurso e tornado na linha de chegada a passagem obrigatória pelo Cabo de Gata. Para o skipper Xabi Fernández e a sua equipa é a continuação do sucesso do MAPFRE, que já tinha saído vitorioso da Etapa 0.

“Correu tudo bem a bordo”, afirmou Fernández depois de cortar a linha virtual de chegada.Foi realmente um bom treino. A regata foi muito equilibrada e estou satisfeito com o desempenho da tripulação.”

Muito perto do vencedor ficou o Team Brunel.

Os dois primeiros classificados devem-no em muito a uma decisão tomada logo no início do prólogo, quando decidiram estar muito próximos da costa de Portugal, ao contrário do restante da frota.

A tática junto à costa foi muito benéfica e, menos de 24 horas após a largada, o MAPFRE e o Team Brunel tinham uma vantagem confortável, transformando a prova num mano a mano pelo triunfo.

Os perseguidores tiveram uma luta renhida pela terceira posição, com o AkzoNobel – dos brasileiros Joca Signorini e Martine Grael – a superiorizar-se ao Turn the Tide on Plastic e ao Vestas 11th Hour Racing.

“Fizemos uma boa e muito agradável regata. E também muito disputada”, referiu o skipper Simon Tienpont: “Estivemos sempre na luta. O MAPFRE e o Team Brunel tomaram uma opção diferente e que resultou. Nós ficámos com o resto da frota, fizemos o melhor que sabemos e estou muito confiante com este terceiro lugar.”

Na fuga ao último lugar, o Dongfeng Racing superou o Team Sun Hung Kai/Scallywag.

Com o encurtamento do percurso, a frota tem agora de percorrer a motor as 120 milhas náuticas que a separam de Alicante, local da largada da Volvo Ocean Race. A Race Village do evento abre esta quarta-feira ao fim da tarde com diversões, cerimónias e fogo de artifício.

Os barcos deverão chegar na madrugada de quinta-feira. A regata de treino será disputada 6ª feira e a MAPFRE In-Port Race de Alicante terá lugar no sábado. A primeira etapa da Volvo Ocean Race, ligando Alicante a Lisboa, tem a largada marcada para o dia 22 de outubro.

 Prólogo Volvo Ocean Race – Classificação Final

1º MAPFRE – terminou às 09:49 UTC
2º Team Brunel – terminou às 10:06 UTC
3º AkzoNobel – terminou às 12:44 UTC
4º Turn the Tide on Plastic – terminou às 12:53 UTC
5º Vestas 11th Hour Racing – terminou às 12:59 UTC
6º Dongfeng Racing – terminou às 13:09 UTC
7º Team Sun Hung Kai/Scallywag – terminou às 13:17 UTC



 

Da Redação

Com informações de Flávio Perez