Semana de Vela de Ilhabela – Itajaí Sailing Team é fita azul na IRC da

0
434
Duna
Duna

O veleiro Itajai Sailing Team   – que leva o mesmo nome do time de vela que representa a cidade em competições nacionais – foi o primeiro na categoria IRC e o quarto a cruzar a linha de chegada da tradicional Mitsubishi Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. A regata, com cerca de 80 quilômetros, contorna a Ilha da Sapata – que faz parte do arquipélago de Alcatrazes – e é a mais longa da programação da 43ª Semana de Vela de Ilhabela. A competição valeu também pela abertura do Campeonato Brasileiro da categoria IRC.  A Semana de Vela segue até o dia 9 de julho.

Alexandre dos Santos, coordenador do Itajaí Sailing Team, explica que a vitória do time de Itajaí na regata dá novo ânimo à equipe, que teve sua origem inspirada nos competidores da Volvo Ocean Race. “Principalmente porque vencemos na mesma semana em que Itajaí foi confirmada para ser a Stopover brasileira da Volvo Ocean Race 2017-18”, comenta. A regata de 43 anos de história é uma verdadeira maratona no oceano, na qual disputam os melhores velejadores do planeta.

Os barcos das classes ORC, IRC, BRA-RGS A e B e RGS SILVER sofreram com a falta de vento, principalmente após contornar a Ilha da Sapata. Na largada, os veleiros saíram com vento de popa e corrente a favor. Na volta, o vento diminuiu muito – quase parando em alguns pontos – e a situação se inverteu com vento contra e corrente também, o que limita a velocidade dos veleiros.

Os velejadores da equipe aproveitam agora a folga na regata para, na terça-feira, dia 5, desenvolver uma ação educativa com crianças de 1 a 5 anos na Escola Municipal José Antônio Verzegnassi, em Ilhabela (SP). A ação educativa é uma das linhas de trabalho dos velejadores do Itajaí Sailing Team, que procuram deixar um legado social nas cidades por onde passam competindo.

Essa não é a primeira vez que o time itajaiense desenvolve a ação para crianças em Ilhabela. A escola que receberá a visita da equipe catarinense foi indicada pela Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela. Os alunos receberão kits com materiais escolares e protetores solares. No encontro, os alunos participam de um bate-papo com os velejadores que contam sobre rotina de treinos, participação em campeonatos e a paixão por velejar.



O Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Multilog, JBS, Brasfrigo e Poly Terminais, e apoio da Anasol, Molim e Clindex.