Conscientização evita prejuízos para proprietários, usuários e meio ambiente
Itajaí possui aproximadamente 500 oficinas mecânicas e lavações de veículos que prestam serviço à população. As atividades desses estabelecimentos podem causar graves danos ao meio ambiente, pois trabalham com produtos de alto poder de contaminação como óleo, graxa, combustível e outros resíduos que, sem manuseio e destino adequado, são extremamente agressivos a fauna e flora.
O licenciamento ambiental vai normatizar e orientar a adoção de condutas e procedimentos que devem ser tomadas por parte dos donos das oficinas e postos de lavação, que evitarão os danos aos recursos naturais.
Essa conscientização da necessidade do estabelecimento comercial estar regulamentado ambientalmente é importante também para os proprietários dos veículos que utilizam os serviços das oficinas mecânicas e lavações, para que não se tornem responsáveis indiretos pelos danos ambientais.
Os estabelecimentos que não possuem licença ambiental para funcionamento estarão contribuindo para a degradação ambiental. Sendo assim, é muito importante que os proprietários de veículos questionem a oficina mecânica e/ou lavação, para que a mesma atenda a todos os requisitos necessários ao funcionamento, obtendo a Licença Ambiental na Fundação de Meio Ambiente de Itajaí (Famai).
É importante salientar que, os estabelecimentos licenciados poderão solicitar e receber financiamentos do Banco Nacional do Desenvolvimento Sustentável (BNDES) e também poderão participar de qualquer licitação pública.
Procure informar-se sobre a legalidade ambiental da oficina mecânica e lavação de veículos. Acesse www.famai.itajai.sc.gov.br ou ligue para (47) 3348-8031.
*EDIÇÃO DA REDAÇÃO/ EDITORIAL EDITION
*Edição – Adilson Pacheco
MTB: 0002362/SC
E-mail: adilsonpachecoredacao@gmail.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/adilson.pacheco.75
Facebook: https://www.facebook.com/Regata-News-698702346874230/?fref=ts
Issuu: https://issuu.com/regatanew_sc