Porto Belo : Samir Barel é bronze na abertura da III Copa Brasil de Maratonas Aquáticas

0
326

 

Samir Barel (centro), terceiro colocado geral e primeiro na categoria Sênior B
Samir Barel (centro), terceiro colocado geral e primeiro na categoria Sênior B

A participação do nadador na competição em Porto Belo faz parte da preparação do atleta para a travessia do Canal da Catalina. A prova nas águas frias do Oceano Pacífico, ao norte da Califórnia, nos Estados Unidos, é considerada uma das mais desafiadoras do planeta e faz parte do chamado “Desafio dos 7 mares”


*Flávio Perez, São Paulo
Onboardsports
Post:29/02-11:50

Samir Barel está apenas no início da temporada 2016, mas mostrou neste domingo (28) que o condicionamento físico e a parte psicológica estão bem entrosados. O paulista foi o terceiro colocado na classificação geral da primeira etapa da III Copa Brasil de Maratonas Aquáticas da CBDA, disputada em Porto Belo (SC). A disputa foi bem apertada, definida na linha de chegada, com o experiente Luiz Lima cruzando a linha de chegada em 59min28, seguido por Carlos Pavão (59min34s), e Barel à apenas 10 segundos do líder (59min38).
“Nadamos juntos quase a prova inteira, mas no final a experiência fez com que eles chegassem um pouco a frente. Todavia, estou muito satisfeito, afinal para mim é uma honra dividir o pódio com esses dois ícones da modalidade, para mim ídolos como atleta e pessoas, dois grandes amigos. Foi um dia ótimo, o clima estava bom, o tempo e o mar também. Um resultado excelente e até acima do esperado”, contou o atleta de 32 anos, que também coordenou um grupo de nadadores da Elo Academia de Campinas na competição. “Eles foram muito bem, um grupo muito animado. Todos sempre muito motivados e dispostos a fazer uma boa prova. Fiquei muito feliz por eles e vamos para as próximas.”
A participação de Samir Barel na competição em Porto Belo faz parte da preparação do atleta para a travessia do Canal da Catalina. A prova nas águas frias do Oceano Pacífico, ao norte da Califórnia, nos Estados Unidos, é considerada uma das mais desafiadoras do planeta e faz parte do chamado “Desafio dos 7 mares”, que consiste nas maratonas aquáticas mais difíceis do mundo. Se conseguir concretizar o percurso de 34k entre a Ilha Santa Catalina e a costa californiana, o nadador será o primeiro brasileiro a conquistar a “Tríplice Coroa das Águas Abertas”, as três provas mais duras da maratona aquática mundial, formada também pela Volta na Ilha de Manhattan, vencida por Samir em 2014, e a travessia do Canal da Mancha, realizada pelo atleta em 2015.
Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do circuito mundial, tais como a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), a famosa Volta na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos e a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o “Monte Everest das águas abertas”. Seu principal objetivo é divulgar a maratona aquática e mostrar os benefícios da modalidade, como possibilidade interagir com a natureza, conhecer lugares diferentes, trocar experiências com pessoas de todas as idades, superar as adversidades, além de promover a saúde e o bem estar dos praticantes.


*EDIÇÃO DA REDAÇÃO
Editor – Adilson Pacheco
MTB: 0002362/SC
adilsonpachecoredacao@gmail.com
https://www.facebook.com/adilson.pacheco.75
https://issuu.com/regatanew_sc