Evento resgata tradições germânicas e terá atrações para toda a família
Edição – Adilson Pacheco
adilsonpachecoredacao@gmail.com
Fonte-Daiane Basso/Oficina das Palavras
Post – 25/02-8:52
Pomerode – Neste período que antecede a Páscoa, impossível não recordar as brincadeiras da infância. Das pinturas nas casquinhas até a procura pelas cestinhas escondidas no jardim ou em algum cômodo da casa. A tradição de pintar os ovinhos é mantida na Alemanha e preservada no Vale Europeu. Em Pomerode, tanto nas escolas quanto nas casas, as crianças já entraram no clima pascal. E quem quiser reviver esses momentos poderá visitar a 8ª Osterfest, que será realizada a partir de quinta-feira (25/2), no Centro Cultural.
Além da pintura, outra tradição mantida pelos descendentes e que vem ganhando destaque a cada ano é a árvore de Páscoa, a Osterbaum. Ela é montada com galhos secos que simbolizam o momento de sofrimento da morte de Jesus Cristo. Nestes galhos são penduradas as casquinhas, que representam a alegria da vida e a ressurreição.
A Osterbaum de Pomerode é a maior do mundo. Em 2015, tinha cerca de 80 mil ovos artificiais. Este ano, são 120 mil casquinhas penduradas na árvore de 18 metros de altura. Nesta edição também foi montada uma Osterbaum com cerca de 10 mil casquinhas naturais, doadas pela comunidade. Durante o evento, o visitante poderá ajudar a montar outras Osterbaums que estarão distribuídas pelo Centro Cultural. A organização ainda estará fazendo a troca de casquinhas naturais por ovos de chocolate de 35g da Nugali ou ingresso infantil da Vila Encantada.
A Osterfest está recheada com oficinas de pinturas de casquinhas de ovos, Osterbaum, bolachas e cestinhas. Com muita diversão para a família, trenzinho, brinquedos infantis e contação de histórias. Na casa do Coelho, os pequenos vão poder conhecer o mascote Fritzhase e o correio da Páscoa, como era antigamente. A programação conta ainda com apresentações culturais e de grupos folclóricos, artesanato e produtos locais, casa do café colonial, passeio com carros de mola e com bicicletas decoradas, culto religioso e muito mais.
A 8ª Osterfest é realizada pela Avip, Fundação Cultural, com patrocínio da Calesita, Kyly e também conta com o apoio da Prefeitura, Secretaria de Turismo e Comtur. O evento segue até o dia 27 de março, sempre de quinta-feira a domingo. Confira todos os detalhes e programe-se:
Atrações 8ª Osterfest:
Oficinas de Páscoa: as crianças dão asas à criatividade e pintam as casquinhas naturais com tintas atóxicas. O visitante também poderá fazer a tradicional cestinha de Páscoa ou de pintura de bolachas de coelhos, com coberturas de chocolate da Nugali.
Casa do Coelho: as crianças poderão escrever em cartões postais e enviar a lembrança para pais, amigos ou conhecidos. O envio será gratuito e a ideia é manter a tradição.
Roteiro do Coelhinho:
o visitante precisa seguir o mapa para encontrar pelo menos 12 árvores de Páscoa, Osterbaum, são 14 no total. Tem árvore com ovos de cipó, de crochê, com ovinhos de bolacha, de chocolate, de porcelana, de avestruz, de vela ou com detalhes em madeira e tecido. Em cada uma, o visitante pode fazer uma selfie e postar na página oficial da Osterfest no Facebook. Ao fazer uma compra, o visitante ganhará um carimbo em cada local. No final do roteiro, ao tirar sua foto e completar todos os carimbos, ele ganhará um presente especial.
Ostermarkt:
(Mercado de Páscoa): Nessa feira de artesanato estarão expostos produtos feitos por artesãos locais, como artigos de decoração, coelhos e outros objetos feitos em madeira, doces artesanais, entre outros. Os visitantes também poderão participar das oficinas de arte. A feira é a única deste porte em todo o país.
Gastronomia: Além dos produtos que estarão disponíveis no centro Cultural e no Ostermarkt, o visitante poderá conferir aos sábados e domingos, no espaço da Torten Paradies, um doceiro fazendo amendoim. Rechear as casquinhas com a iguaria é uma tradição.
Ostergarten (Jardim de Páscoa):
O Jardim foi feito pela Escola de Tornearia, a Drechslerschule, a única do Brasil que produz objetos em madeira torneada. O visitante irá encontrar em uma mesa de 2mX2m coelhos torneados em madeira em diferentes cenas: casal de coelhos namorando sentados num banquinho, uma coelha contando histórias, coelhos pintando ovinhos, coelhinhos brincando no parque, coelho pescando, entre outros.
Ostern-Fahrradfahrt: (passeio de bicicleta de Páscoa).
Haverá Passeio Ciclístico de 5 km e Pedal Free Force de 50 km. Ambos serão realizados no dia 20 de março. O pedal tem saída marcada para as 8h30min, com tempo estimado de três horas de duração, com várias subidas em estradas de terra e belezas naturais, pela rota enxaimel. Já o passeio com bicicletas decoradas sairá às 9h30min da Praça Jorge Lacerda e dará uma paradinha para recarregar as energias na Osterbaum.
Osterstüppen: (Serenata de Páscoa). Músicos passarão pelas casas da comunidade na madrugada do dia 27 de março para anunciar as boas novas do Cristo ressuscitado e gentilmente serão convidados a celebrar a mesa farta.
Osterplatz: (Praça da Páscoa)
São 12 casinhas, como prefeitura, correio, igreja, escola, posto de gasolina, entre outras. Elas têm nomes em português e alemão e as crianças terão a oportunidade de aprender brincando. Os pequenos podem dar uma volta especial de trenzinho pela pracinha. A Osterplatz funcionará aos sábados e domingos, das 10h às 19h. Os ingressos custam R$ 5.
Animais pintados pelo coelho da Páscoa: num espaço dedicado só para os bichinhos, os visitantes poderão ver e tirar fotos dos coelhos e galinhas que serão pintados com tinta especial atóxica. Esta tradição é um antigo costume de Pomerode e representa o dia da Páscoa.
Brinquedos e roupas infantis
Espaços Calesita: duas brinquedotecas, uma na casa em frente a Schornstein e outra na casa enxaimel. Nos espaços estarão disponíveis aproximadamente 35 brinquedos para as crianças brincarem e também haverá a venda de brinquedos para quem visitar a festa.
O Mundo Encantado Kyly estará esperando os visitantes com roupas e acessórios que vestem desde os bebês até os adolescentes.