Os brasileiros são os campeões verde-amarelo na Transat Jacques Vabre
Adilson Pacheco
Editor
Post – 23/11 -18:32
https://youtu.be/YCSrOuKbPdU
Domingo histórico para a vela brasileira. – Eduardo Penido estava na lista do primeiro time brasileiro a participar de uma Volvo Ocean Race. O Ano foi 2005 e exatamente em 2015 – completa 10 anos do ousado projeto idealizado pelo velejador Alan Adler: Brasil 1.
Pois é, neste décimo ano da histórica iniciativa – Eduardo Penido é o quinto tripulante a chegar na Vila da Regata em Itajaí. Na segunda parada da volta ao mundo – estava Knut Frostad, atual CEO da VOR, mais o Joca Signorini – técnico do time feminino do barco. Já Roberto Bermudez de Castro estava na tripulação do time de Abu-Dhabi – campeão da 12ª Volvo Ocean Race. E por último, no barco espanhol Mapfre, estava o catarinense André Fonseca Bochecha.
Imagine só, este time em 2005 – Eduardo Penido, Knut Frostad, Joca Signorini, Roberto Bermudez de Castro, André Fonseca Bochecha, entre outros nomes, sob comando do maior medalhista brasileiro – Torben Grael.
Eduardo Penido –deixou o time já no início do projeto. O time terminou a regata em terceiro lugar. Bom, esta foi a primeira e única façanha. O Barco Brasil 1 está em exposição na sede mundial da Volvo Ocean Race em Alicante.
Um dado interessante, apesar chegar em sexto na classe 40 – o time brasileiro – chega com ar de campeão. O barco que o time ocupa agora com nome Zetra – foi o vencedor da mesma categoria com o nome GDF SUEZ, tripulado pela dupla – Sébastien Rogues/Fabien Delahaye na edição anterior da Transat Jacques Vabre