Volta ao mundo- – jornalista Nelci Seibel

0
455

 

Slide2

Nelci Seibel é jornalista. Residente em Joinville/SC. Membro da Academia Joinvilense de Letras e da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul.  – seibelnelci@gmail.com





 

Visitas à Usina do Piraí

Divulgaçao
Divulgaçao

Usina do Piraí, a cachoeira ao fundo, em meio a impressionante paisagem natural 

Neste sábado (8.7), a Usina Hidrelétrica do Piraí estará aberta à visitação, das 14 às 17 horas. Na Estrada do Salto 1, ao pé da cachoeira do Piraí, área rural de Joinville, a usina foi a primeira construída em Santa Catarina, em 1908, e é uma das únicas do Estado a gerar energia ininterruptamente. No passeio, além de contemplar a beleza exuberante da região, o visitante poderá conhecer o sistema de funcionamento da hidrelétrica e a integração existente entre o meio ambiente e a tecnologia. A entrada é gratuita e o acesso é feito em grupos de 15 pessoas (acima de 15 anos), acompanhados por técnicos da Celesc, Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, Bombeiros Voluntários e Grupo de Expedições Cachorro do Mato.




 

Entre fios e tramas

Trata-se de uma exposição de tecelagem na Casa da Cultura de Joinville, de 28 de junho a 7 de agosto, com trabalhos produzidos por alunos do curso de tecelagem, da Escola de Artes Fritz Alt. O desafio dos alunos é desenvolver a arte têxtil, combinando criatividade e a técnica dos teares, para produzir peças com resíduos de materiais como retalhos de tecido, barbantes, sacolas plásticas e palha de bananeira. Visitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, na Galeria de Arte Victor Kursancew, Casa da Cultura, com entrada  gratuita.




 

Integração da Faixa de Fronteira

A Câmara Temática de Assuntos Internacionais, ligada ao Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira entre Santa Catarina e Argentina, realizou  seu primeiro encontro de trabalho no dia 5 de julho, em Chapecó. Criada neste ano a Câmara é coordenada pelo joinvilense Edson Busch Machado e pela professora Rosa Madruga Pinheiro, com o objetivo de assessorar os governos do Estado de Santa Catarina e da Província argentina de Misiones nas áreas de educação, saúde, turismo, cultura e esporte, infraestrutura e logística, controle e segurança, desenvolvimento econômico, desenvolvimento socioambiental, agricultura, pecuária e pesca, e assim facilitar acessos e comunicação entre os povos vizinhos.





 

 Grupo TREND no FESTURIS 

Referência no turismo nacional e internacional, o Grupo TREND confirmou seu retorno ao FESTURIS Gramado, após dois anos ausente.  Com portfólio que compreende mais de 150 mil hotéis no Brasil e no mundo, a empresa também oferece produtos de lazer nacional e internacional, locação de carros, receptivo, marítimo, eventos, feiras e seguro-viagem.





Festa Nacional do Moranguinho

Divulgação
Divulgação

    Acesso ao Parque Municipal de Bom Princípio

Com número de visitantes várias vezes maior que a população do município, Bom Princípio – RS (minha terra) realiza de 7 a 24 de setembro a 17ª edição da Festa Nacional do Moranguinho. A festa é realizada no Parque Municipal,  centro da cidade, cuja entrada se dá por um pórtico em forma de um enorme morango. Dezenas de deliciosas receitas estarão ao dispor do público durante a festa, tais como cucas, bolos, tortas, pasteis entre outros e até cerveja. O evento é uma alusão à larga produção de morangos na região, divulgação e comercialização do produto. Bom Princípio situa-se a 70 km de Porto Alegre, em direção a Serra Gaúcha.

Divulgação
Divulgação

Rainha e princesas da Festa do Moranguinho, com seus trajes ricamente bordados dentro do tema






Encontro de países de língua portuguesa

 

Divulgação
Divulgação
Cabo Verde, país insular de língua portuguesa, na África

Durante o 12º Festival das cataratas, realizado semana passada em Foz do Iguaçu – PR, o ministro do Turismo, Marx Beltrão liderou  a IX Reunião de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nove países estiveram representados: Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O objetivo foi a elaboração de um Plano Estratégico de Cooperação em Turismo e assinar a Declaração de Foz do Iguaçu destinada ao desenvolvimento do turismo dos países envolvidos.





 

Coluna anterior : http://regatanews.com.br/volta-ao-mundo-jornalista-nelci-seibel-10/