Inaê será representado por três barcos da Família Umbuzeiro na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

0
51
Créditos: Fred Hoffmann | FOTOP
Créditos: Fred Hoffmann | FOTOP

Esquadra santista terá representantes nas classes ORC, RGS-Cruiser e BRA-RGS na principal competição da vela oceânica da América Latina

A tradição da família Umbuzeiro na vela oceânica brasileira estará representada em dose tripla na 53ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

O projeto Inaê – que tem como base o Píer 27 desembarca na principal competição da modalidade na América Latina com uma verdadeira esquadra familiar, formada por três barcos em diferentes classes.

O mais moderno é o Inaê Soto40, certificado na Classe Mundial ORC Performance, comandado por Bayard Umbuzeiro Neto. Com mais de 20 presenças na SIVI, o Inaê 1 – um Jeanneau DS Performance – compete na RGS-Cruiser, sob o comando de Bayard Umbuzeiro Filho. E o Rainha Inaê, um Ranger 26, na BRA-RGS, tendo Beto Umbuzeiro como skipper.

Representando Santos (SP), uma das cidades com maior tradição náutica do país, a equipe reforça a ligação histórica da família com a vela de mais de três décadas e chega à competição com o objetivo de disputar as primeiras posições e valorizar o desenvolvimento do esporte oceânico brasileiro.

“Ter três barcos representando o Inaê em classes diferentes na Semana de Vela de Ilhabela é motivo de muito orgulho. A vela sempre fez parte da nossa família e ver diferentes gerações compartilhando essa paixão dentro de uma competição desse tamanho mostra a força do projeto. Vamos competir com muita dedicação, buscando bons resultados e representando Santos em alto nível”, afirma Bayard Neto.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela, realizada entre os dias 24 de julho e 1º de agosto, reúne algumas das principais equipes do Brasil e do exterior. A programação começa no domingo (26) com a tradicional Regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, uma das provas mais emblemáticas do evento, marcada pelo percurso de longa distância ao redor do arquipélago de Alcatrazes.

Antes das disputas oficiais, no sábado (25), a competição promove a tradicional Regata Vela do Amanhã, ação que reúne crianças de projetos sociais e aproxima novos públicos do universo da vela.

Na classe ORC Performance, o Inaê Soto competirá com um dos barcos mais reconhecidos do cenário internacional. O modelo Soto 40 é conhecido pelo alto desempenho, equilíbrio técnico e por proporcionar disputas extremamente competitivas entre as principais equipes da vela oceânica.

Na SIVI 2025, o Inaê Soto40 Tranbrasa terminou com o bronze no Soto40 Super Series. O time comandado por Bayard Neto também ficou com o quarto lugar na classe ORC Performance e o sexto na ORC geral.

O barco Inaê Soto40 Transbrasa conta com o apoio do Porto de Santos, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e com o patrocínio da Eldorado por meio do PROMIFAE (Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte). As outras na equipes na RGS Cruiser e BRA-RGS têm patrocínio da Transbrasa.

A RGS-Cruiser (antiga Bico de Proa) é uma classe brasileira que reúne barcos de cruzeiro adaptados para competição, equilibrando desempenho e conforto a bordo, permitindo que embarcações com características distintas possam disputar de forma justa.

Já a BRA-RGS é uma regra geral simplificada desenvolvida localmente por velejadores brasileiros.

Sobre o Inaê Soto40 Transbrasa

O Inaê Soto40 Transbrasa conta com o apoio do Porto de Santos, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e referência nacional em desenvolvimento, logística e conexão do Brasil com o mundo. Onde tem patrocínio, tem Governo do Brasil.

Sobre a Transbrasa

A Transbrasa – Transitária Brasileira S/A nasceu em 1974, no início atuando como uma transportadora. Mas foi a visão pioneira e inovadora do então gerente Bayard F. Umbuzeiro Filho, que fez a empresa expandir seus negócios.

Três anos depois, em 1977, fruto de sua dedicação e trabalho, Bayard Filho assume a diretoria da empresa, sendo um dos principais responsáveis pelo seu crescimento. Em 1980, torna-se proprietário da Transbrasa.

Ao longo dos anos, com talento, coragem e muito trabalho, Bayard Filho tem imprimido à empresa a marca da inovação e do empreendedorismo. Desafios e conquistas que fazem da Transbrasa líder em inovação e referência em logística portuária no Brasil. Com soluções personalizadas em operações para os mais diversos segmentos.

Em 2024, a Transbrasa completou 50 anos, como uma empresa sólida, familiar e com alta performance empresarial, profundamente comprometida com a responsabilidade socioambiental e contribuindo de forma significativa para o crescimento e desenvolvimento do setor logístico do Porto de Santos.