Estados Unidos: 11th Hour Racing será parceira oficial de impacto da The Ocean Race Atlantic 2026

0
11
© Yann Riou / polaRYSE

Newport, R.I. – A organização 11th Hour Racing foi anunciada como parceira oficial de impacto da The Ocean Race Atlantic 2026, reforçando uma colaboração de longa data com a regata que há mais de uma década promove avanços em ciência oceânica, educação ambiental e práticas sustentáveis em grandes eventos esportivos.

A parceria consolida o papel da 11th Hour Racing como fundadora do premiado programa de sustentabilidade da The Ocean Race – Racing for the Ocean – e amplia o alcance das iniciativas voltadas para saúde dos oceanos, inclusão e excelência sustentável. A edição de 2026, que terá início em setembro, servirá como vitrine para essas ações, com destaque para uma medida inédita: tripulações obrigatoriamente equilibradas em gênero.

Igualdade de gênero no mar

Pela primeira vez na história da regata, que já soma 52 anos, todas as equipes deverão ser compostas por dois homens e duas mulheres. Embora velejadoras já tenham participado em diferentes formatos, inclusive em equipes exclusivamente femininas, esta será a primeira edição com exigência de paridade.

“Estamos comprometidos em estabelecer um novo marco de equidade e acesso na vela oceânica, garantindo que mulheres possam competir em igualdade no mais alto nível do esporte”, afirmou Jeremy Pochman, cofundador e CEO da 11th Hour Racing.

Impacto além da competição

A parceria também dará continuidade ao trabalho conjunto que já resultou em avanços concretos: equipamentos científicos a bordo, expansão de dados oceânicos de acesso aberto, programas de alfabetização oceânica em 13 idiomas e um modelo de operações sustentáveis para grandes eventos esportivos.

Esses resultados mostram o poder da colaboração. Agora buscamos replicar esse sucesso na promoção da equidade de gênero no esporte”, acrescentou Pochman.

Richard Brisius, presidente da The Ocean Race, destacou que a regata sempre incentivou a participação feminina, mas que a obrigatoriedade de equipes equilibradas representa “um verdadeiro passo à frente em termos de igualdade de oportunidades”.

Uma regata com propósito

A The Ocean Race Atlantic 2026 partirá de Nova York e cruzará o Atlântico com os modernos barcos da classe IMOCA, em configuração totalmente tripulada e equipada com foils. Além da competição, os locais de partida e chegada serão palco de práticas sustentáveis, deixando um legado positivo para as comunidades anfitriãs.

Trabalhar com a 11th Hour Racing nos permite seguir como líderes na busca por uma vela oceânica mais justa e sustentável, dentro e fora da água, conectando comunidades ao coração azul do nosso planeta – o oceano”, concluiu Lucy Hunt, diretora de impacto da The Ocean Race.