Anastácia Rocha foi a segunda melhor brasileira na prova ao conquistar o quinto lugar
Dezembro, 2025 – A atleta Anastácia Rocha, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), foi destaque na 26ª edição da Volta Internacional da Pampulha, disputada no domingo (7), em Belo Horizonte. Em uma corrida marcada por alto nível técnico, ela garantiu lugar no pódio com a quinta colocação, sendo a segunda melhor brasileira, atrás apenas da mineira Amanda de Oliveira, campeã da prova.
A corrida, disputada em um percurso de 18 km ao redor da Lagoa da Pampulha, reuniu atletas de elite do Brasil e do exterior. Anastácia manteve consistência durante todo o trajeto e cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h08m11s.
“É um momento histórico para a minha carreira, porque bati meus recordes pessoais e estive no pódio com as africanas, sendo a segunda melhor brasileira, superando grandes atletas de renome nacional. A Volta da Pampulha é uma prova que, acima dela, só a São Silvestre em história, renome e nível. Então, fiquei muito feliz por essa conquista”, celebrou a corredora.
Agora, as atenções de Anastácia concentram-se na preparação para a Corrida Internacional de São Silvestre, onde a atleta buscará encerrar o ano com mais um resultado importante. A prova será realizada no dia 31 de dezembro, em São Paulo.
A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina
Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina – comunicacao@apapetrolina.com.br
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Foto: APA / Divulgação













