Bodyboarding tem final histórica entre mãe e filha, com vitória de Luna Hardman em Santa Catarina

0
11

Na inédita decisão, em São Francisco do Sul, ela teve como adversária Neymara Carvalho, no encerramento do Circuito Catarinense, reunindo duas gerações de capixabas campeãs mundiais

Dezembro, 2025 – A etapa decisiva do Circuito Catarinense de Bodyboarding 2025 terminou com um momento de muita emoção nas ondas da Prainha, em São Francisco do Sul. Pela primeira vez na história da modalidade, mãe e filha fizeram uma final juntas. As capixabas campeãs mundiais Neymara Carvalho e Luna Hardman entraram no mar em busca da vitória na categoria Profissional Feminina. E o primeiro lugar ficou com a filha Luna, destaque da nova geração, que encerrou sua participação com uma onda em que recebeu a nota 9.5.

Promovido pela Federação Catarinense de Bodyboarding, com patrocínio da ArcelorMittal, o Circuito Catarinense contou com a presença de atletas de dentro e fora do estado e, antes desta quarta etapa, encerrada no domingo (30), em São Francisco do Sul, passou também pelas cidades de Florianópolis, Navegantes e Balneário Camboriú.

Luna chegou à final ao vencer, na semifinal, a gaúcha Joselani Amorim, atual campeã mundial Máster. Neymara passou pela paranaense Francis Aoto, que também disputa o Circuito Mundial. A bateria decisiva terminou com um abraço entre mãe e filha ao saírem do mar.

Vitória conquistada, Luna não escondeu a emoção. “Essa final foi muito sonhada por mim e pela minha mãe. Há muito tempo já a gente esperava isso. Em diversos campeonatos, tivemos oportunidade, mas aí acabou uma perdendo antes ou a outra e nunca havíamos chegado nessa final juntas. E a primeira vez é sempre emocionante”, destacou  Luna, 19 anos, bicampeã mundial Pro Júnior, oitava colocada no ranking mundial, patrocinada pela ArcelorMittal e BZ Pro Boards, apoiada pelo Instituto Neymara Carvalho e pela Secretaria de Estado do Espírito Santo (Bolsa Atleta Capixaba).

Uma emoção compartilhada por Neymara. “Foi a primeira final nossa juntas, é um momento histórico para o esporte e para a minha vida, principalmente. Eu almejei muitas coisas que eu já vivi no esporte, como título, viagens, patrocínios, mas este momento, realmente, é um momento bom da minha vida”, afirmou Neymara, 49 anos, pentacampeã mundial Profissional, número 4 do ranking mundial, patrocinada pela ArcelorMittal e presidente do Instituto Neymara Carvalho (INC).

Energia e conexão – Luna destacou a energia diferente ao enfrentar a mãe e o quanto estava conectada no mar. “Entrei na bateria muito focada. Queria muito ganhar, para o nosso ranking continuar, eu com mais vitórias. Agora, combinamos que zerou. Só vamos passar a contar vitórias em finais. E é muito emocionante dentro da água, uma energia diferente. Graças a Deus eu estava muito conectada no mar, as ondas vieram certas para mim. O mar estava bem difícil, com condições complicadas, ventania, mexido. Mas, consegui me encaixar ali e estou muito feliz. Foi realmente muito especial. Muito contente de estar no Sul, primeira vez competindo um campeonato catarinense, nível é altíssimo”, garantiu.

E Neymara lembrou do orgulho em ver a filha vencer. “Dei o meu melhor, eu tentei. Foi a bateria que mais me dediquei no sentido de buscar a onda, a nota que eu precisava, mas Luna foi impecável, crescente na bateria e finalizou com 9.5. É aquele sentimento misto de derrota, mas com muita alegria. É bem diferente, assim, não sei descrever o que estou sentindo. Muito orgulho de vê-la brilhar. E muito orgulho, também, da minha atuação nesse campeonato. Toda a atuação, com o aulão social, com tudo o que venho contribuindo para o esporte. Presente de Deus mesmo, viver esse momento”.

Ações ao longo da semana – Neymara e Luna chegaram no início da semana em São Francisco do Sul e participaram de diferentes ações da ArcelorMittal, que patrocina o Circuito e as duas atletas. Na sexta-feira (28), abrindo a programação oficial da etapa, foi realizado o Aulão Social, com a presença de 107 crianças e adolescentes, entre 5 e 15 anos, de São Francisco do Sul, na Prainha. Antes, na quinta-feira (27), visitaram duas escolas de São Francisco do Sul, divulgando o aulão: Escola Básica Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo e Escola Nicola Batista. Já na quarta-feira (26), mãe e filha estiveram na unidade da ArcelorMittal Tuper (Unidade de Escapamentos), em São Bento do Sul, e fizeram pela manhã uma palestra para as colaboradoras da fábrica. À tarde, a palestra foi com os atletas do Projeto Naurú, de natação paradesportiva. As ações em Santa Catarina terminaram no fim de semana, com os dois dias de provas do Circuito Catarinense.

Agora, competições diferentes – Depois da inédita final juntas, mãe e filha estarão em campeonatos diferentes nesta semana. Neymara competirá na etapa que encerra o Circuito Cearense, na Ponte Metálica, em Fortaleza (CE), com início nesta sexta-feira (5), em busca do título – está em terceiro no ranking. Luna disputa a etapa final do Circuito Brasileiro, na Praia de Gerebá, em Búzios (RJ), a partir desta quinta-feira (4).

“Essa vitória em Santa Catarina me deu uma motivação a mais para essa etapa de Búzios. Eu não estou disputando ranking, porque fiquei parada no Circuito. Então, não tenho pressão. Vai ser um campeonato bem leve, adoro Búzios. Nunca surfei lá, mas acho que será muito legal, rever todo mundo do Brasileiro, que eu não encontrei ninguém este ano praticamente. Vamos ver no que vai dar. Estou bem focada e motivada”, observou Luna, que nesta temporada esteve afastada das provas em função de uma cirurgia nos ombros, voltando em setembro, quando conquistou o título do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, no Espírito Santo, o seu primeiro em uma etapa do Circuito Mundial na categoria Profissional.

Rede Social:
Instagram: @neymaracarvalho
@lunahardman
@institutoneymaracarvalho
@fecabbodyboard

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 3285.5911
Site: 
www.zdl.com.br
Instagram: @zdlsports
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports

Foto: @fecab