
Da Redação
Final da temporada 2025 do SailGP em Abu Dhabi: Mubadala Brazil SailGP Team conquista 2º lugar na Impact League
Abu Dhabi – A temporada 2025 da SailGP chega ao seu grande desfecho nos dias 29 e 30 de novembro, com o Mubadala Abu Dhabi Sail Grand Prix – Season Grand Final, apresentado pelo Abu Dhabi Sports Council. No coração do Golfo Árabe, o espetáculo promete ser eletrizante: 12 equipes internacionais alinham seus catamarãs F50 para disputar as últimas e decisivas corridas que definirão a campeã mundial da vela de alta performance.
Team garantiu o 2º lugar na Impact League, ranking paralelo que reconhece as equipes com maior cO Brasil já tem motivo para celebrar antes mesmo da bandeira quadriculada: o Mubadala Brazil SailGP ompromisso em sustentabilidade e impacto positivo fora da água. Agora, todas as atenções se voltam para o desempenho dentro do campo de regatas, onde cada manobra pode decidir o futuro da temporada.
Reunindo duas competições paralelas ao longo do ano – 1) a disputa esportiva e principal, que acontece dentro d’água, com os catamarãs modelo F50 mais velozes do planeta, e 2) a Impact League, uma “segunda competição” disputada por todas as equipes, que premia ações de impacto em territórios como sustentabilidade, inclusão e governança -,
o SailGP anunciou quarta-feira (26) o placar final desta última, que é uma verdadeira corrida pelo planeta, revelando o Mubadala Brazil SailGP Team em um histórico 2º lugar geral na sua temporada de estreia.

Após vencer
a quarta e última etapa das ações de impacto com o projeto de inclusão feminina no esporte de alta performance, batizado de Driving Change, a conquista posiciona o time brasileiro e único representante do Sul Global no pódio e adiciona um marco significativo à sua jornada de impacto.
Ranking geral da Liga de Impacto da temporada 2025, que traz a equipe brasileira na segunda posição geral – Crédito: Divulgação SailGP
O Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pela primeira mulher capitã da liga, Martine Grael, encerra sua primeira temporada com resultados surpreendentes, marcado por uma evolução visível à bordo do F50. Para uma equipe estreante, o Brasil garantiu ótimos momentos de alto desempenho, com destaque especial para as conquistas do primeiro lugar em duas corridas dentro d’água ao longo da temporada 2025, feito raro e notável para novas equipes na liga internacional cujos barcos voam sobre as águas em velocidades que atingem até 100km/h.
A bicampeã olímpica Martine Grael, primeira mulher a assumir o posto de driver (capitã) de um catamarã F50 na história do SailGP, foi uma das mentoras da clínica de vela Driving Change, voltada para velejadoras de alta performance como forma de dar continuidade ao legado feminino no esporte – crédito: AT Films
Dinâmica e pontuação da última etapa
Para quem acompanha o esporte, a estrutura de pontuação do SailGP é única e cheia de emoção. Em uma etapa regular, a pontuação das regatas define os três primeiros colocados, que avançam para uma regata final – e quem vence essa última regata leva o título da etapa.
Em Abu Dhabi, contudo, a dinâmica será diferente, pois a grande final é o palco de duas decisões: 1) o time vencedor da Etapa de Abu Dhabi, que será definido pela soma dos pontos obtidos nas regatas do fim de semana – que vão acontecer nos dias 29 e 30/11 -, sem a regata final com o Top 3, e 2) o campeão da temporada 2025.
Desta forma, o resultado da etapa de Abu Dhabi (que, assim como as anteriores, vale pontos para a temporada geral) vai definir a tabela final. As três equipes com a maior pontuação acumulada na temporada 2025 avançam para uma última regata do Rolex SailGP Championship 2025. Quem cruzar a linha de chegada em primeiro nesta regata final é coroado campeão da temporada e leva o prêmio de US$2 milhões.
Entretenimento + Esporte
Considerando os pontos da temporada, embora o Brasil não esteja na disputa direta pela regata final do campeonato (que premia apenas os três primeiros do ranking anual), a emoção do título se concentra nos atuais líderes.
Com o título em aberto, a Emirates Great Britain tenta manter sua posição no topo, enquanto os rivais como Nova Zelândia, Austrália e Espanha entram na batalha final para garantir uma das três vagas no duelo decisivo.
Além da ação dentro d’água, a Mubadala Abu Dhabi Sail Grand Prix 2025 Season Grand Final fará jus à união de esporte e entretenimento e, além da adrenalina das corridas, contará ainda com apresentações musicais de peso.
No sábado (29),
após o fim das corridas, o britânico Olly Murs – cantor, compositor, apresentador e sensação pop – fará um show ao vivo no SailGP Race Stadium.
Já no domingo (30), o DJ Mark Wright assumirá as pickups para a festa final da temporada, garantindo uma energia de alta voltagem para o Grand Final.
As corridas acontecem das 14:00 às 15:30 no horário local – sendo entre 7h e 8h30 no horário de Brasília -, e poderão ser assistidas nos canais Band Sports, ao vivo, e Sportv.
Mubadala Brazil SailGP Team
O Mubadala Brazil SailGP Team representa o Brasil na elite global da vela como a primeira equipe brasileira a competir no SailGP.
Liderada por Martine Grael, a primeira mulher capitã da competição, a equipe conta com o atual campeão da America’s Cup Andy Maloney como Flight Controller e Leigh McMillan como Wing Trimmer, além de Paul Goodison como estrategista. Completam o time Marco Grael, irmão de Martine, Mateus Isaac e Breno Kneipp como Grinders.
O time brasileiro tem como patrocinadores Mubadala (Naming Rights, Banco BRB, Ambipar, Atvos, Oakberry, Vale (Global Partners) e Ballena (Official Supplier).













