Enquanto Criciúma celebrava os 100 anos de emancipação político-administrativa, com o prefeito Vaguinho Espindola e a população reunida em comemorações que relembraram a tradição náutica da cidade — berço do primeiro barco Snaipe que levou os irmãos Torben e Lars Grael ao título mundial em 1983, na Califórnia — uma nova página de orgulho esportivo foi escrita.
A atleta criciumense Maryele Cardoso conquistou a medalha de cobre no Campeonato Mundial de Parasurf da International Surfing Association (ISA), realizado entre os dias 2 e 7 de novembro em Oceanside, Califórnia (EUA). O evento reuniu mais de 140 atletas de 29 países e é considerado o principal do calendário mundial da modalidade.
Em meio a ondas desafiadoras e disputas emocionantes, Maryele brilhou e garantiu lugar entre as melhores surfistas adaptadas do planeta. “Estar aqui já era um sonho. Sair com uma medalha é a prova de que todo esforço, cada treino e cada obstáculo valeram a pena. Essa conquista é nossa, do Brasil, da minha cidade e de todos que acreditam no poder do esporte e principalmente da inclusão”, declarou emocionada após a final.
Maryele chegou ao Mundial após vencer o Campeonato Brasileiro de Surf Adaptado, realizado em Porto de Galinhas (PE). Além da conquista individual, o Brasil encerrou a competição em terceiro lugar por equipes, reforçando sua força na modalidade.
A atleta conta com o apoio da UNESC, Teixeira Têxtil, Prefeitura Municipal de Criciúma, Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Plasson, Blits, Elétron Tecnologia, Alixandrino Assessoria de Seguros e Previdência, Incomuns Terapias, SM União, GSD Obras e Abba Pai Church / Abba Surf.
Com a medalha de cobre, Maryele Cardoso inscreve seu nome na história do esporte adaptado e reforça o papel de Criciúma como cidade que une tradição náutica e novos talentos.













