REFENO 2025: 95 embarcações rumo às 300 milhas náuticas

0
12

A 36ª Regata Internacional Recife–Fernando de Noronha (Refeno), organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco com apoio técnico da ABVO, largou do Marco Zero com 95 embarcações rumo às 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago. A saída ocorreu em cinco grupos a partir das 12h, com os favoritos ao Fita Azul — Adrenalina Pura, Ohana28, Boto V e Maré XX — às 14h; entre os contratempos, Patoruzú não largou (mastro), Aliena teve falha no piloto automático, Bahia Cat apresentou pane no motor e Maracatu encalhou em Serrambi.

A flotilha reúne barcos de 15 estados e quatro países. O Rio de Janeiro lidera com 20 veleiros, seguido de São Paulo (18) — entre eles o Pura Vida, com tripulação 100% feminina formada por oito mulheres —, além de Bahia (14) e Pernambuco (12). “Vamos ter um vento um pouco mais aberto e mar mais agitado, o que traz novos desafios, mas o foco é a segurança — chegar em Noronha já é um grande prêmio”, afirmou Felipe Ferraz, comandante do Beleza Pura.

Criada em 1986 por iniciativa de Maurício Castro, a Refeno integra o calendário da vela oceânica e mantém ações sociais em Noronha (saúde, jurídica, educação e veterinária). “A Refeno é um marco da vela brasileira, unindo esportividade e o desafio da navegação oceânica; a presença de barcos de diferentes estados e países mostra a força do evento”, disse Bayard Umbuzeiro Neto, comodoro da ABVO. O atual Fita Azul é o Adrenalina Pura (18h49min25s em 2024), que busca a 10ª vitória.