Instituto Etiene Medeiros leva 25 crianças e jovens para competir no Rei e Rainha do Mar João Pessoa

0
9

Maior festival de esportes de praia do mundo tem na programação: natação, corrida e ações de impacto social. Etiene Medeiros vai disputar a categoria Classic 2K

Setembro, 2025 – O maior festival de esportes de praia do mundo, o Rei e Rainha do Mar, terá em João Pessoa um capítulo especial. Pela primeira vez na capital paraibana, a convite do Governo do Estado da Paraíba, o evento contará com a participação de 25 crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM), na capital pernambucana, que irão competir nas provas do dia 12 de outubro, dentro da programação do Paraíba World Beach Games.

O Instituto Etiene Medeiros foi fundado em outubro de 2021 pela nadadora olímpica e campeã mundial Etiene Medeiros. Hoje, atende a 220 alunos, com atividades realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, no Recife (PE). O IEM nasceu com o propósito de transformar vidas por meio do esporte e da educação, oferecendo atividades acessíveis a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Sua missão é ampliar horizontes e valores, promovendo igualdade de gênero, combate ao racismo e consciência social a partir de pilares como respeito, acolhimento e afeto.

A própria Etiene Medeiros, primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro num Mundial de Natação, também estará presente na etapa. Ela encarará os 2.000 metros de águas abertas e reforçará a mensagem de impacto social que move o Instituto: “Participar do Rei e Rainha do Mar em João Pessoa é muito especial para mim. Além de experimentar provas de águas abertas, vou ter a oportunidade de levar a mensagem do Instituto Etiene Medeiros, que acredita no poder transformador do esporte. Nosso projeto nasceu para oferecer acesso à natação e à cultura aquática para crianças e adolescentes. Ter 25 jovens beneficiados participando desta etapa mostra que estamos abrindo portas e ampliando horizontes. Espero que essa experiência inspire cada um deles a acreditar no seu potencial e enxergar no esporte uma ferramenta de superação e pertencimento”, comenta.

A maioria dos alunos do Instituto viverão a experiência de uma competição pela primeira vez. Uns vão nadar 500 metros de distância e outros 2.000 metros. E terá aqueles também que irão se arriscar no beach biathlon. Do total, cerca de 15 crianças e adolescentes estreiam em provas fora de Pernambuco. A jornada será intensa: o grupo sai do Recife ainda de madrugada, por volta das 3h, e retorna no mesmo dia, após o evento.

“É uma marca registrada do Rei e Rainha do Mar essa relação que temos com projetos sociais, é uma pequena contribuição para levar a natação em águas abertas para mais e mais pessoas. Em etapas mais tradicionais, por exemplo, os projetos colocam a competição em seu calendário anual tal qual fazem as assessorias esportivas e isso é motivo de muito orgulho para nós”, revela Claudia Porto, Diretora do Rei e Rainha do Mar.

Além da presença do Instituto, a etapa de João Pessoa promete movimentar atletas de todo o Brasil com provas de natação no mar, corrida na areia, beach biathon e provas kids. Os interessados podem escolher quatro distâncias de natação no mar (500m, 1k, 2k ou 4k), corrida (2.5k ou 5k), além do beach biathon (1k de natação no mar + 2.5k de corrida na areia) e atividades para crianças de 3 a 13 anos.

Com mais de 45 edições realizadas e mais de 150 mil atletas amadores e profissionais já participantes, o Rei e Rainha do Mar promove inclusão, turismo e sustentabilidade, reforçando a conexão entre esporte, oceano e sociedade.

A etapa de João Pessoa do Rei e Rainha do Mar tem o patrocínio de Equaliv, fonte de suplementação oficial do evento, e conta ainda com o apoio da Speedo, marca esportiva das toucas de natação.

Confira as provas adultas:
Natação no mar:
* Open 500M
* Sprint 1K
* Classic 2K
* Challenge 4K
* Beach Biathlon (1k de natação no mar + 2.5k de corrida na areia)

Corrida na areia:
* Beach Run 2.5K
* Beach Run 5k

Kids:
* Kids Run 50m (3 e 4 anos)
* Kids Run 100m (5 a 7 anos)
* Kids Run 300m (8 a 10 anos)
* Kids Run 600m (11 a 13 anos)
* Kids Swim 200m (9 a 11 anos)
* Kids Swim 400m (12 e 13 anos)

SERVIÇO
Rei e Rainha do Mar João Pessoa no Paraíba World Beach Games
Quando: 12 de outubro
Onde: Praia de Tambaú (João Pessoa)
Inscrições em: www.reierainhadomar.com.br
Entrega dos kits: na própria Arena do evento

Sobre o IEM – O IEM hoje conta com o apoio do Banco Votorantim e B3, assim como do Banco Itaú, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal, e de parceiros como a Secretaria de Educação e Esportes, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Berlim Digital, Even3 e Maúna Produtora.

As atividades do Instituto são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, no Recife (PE), de terça a sexta-feira. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.

Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Mais informações – Etiene Medeiros:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: http://youtube.etienemedeiros.com
Flickr: www.flickr.com/photos/etienemedeiros/
Site: www.etienemedeiros.com
Site do Instituto Etiene Medeiros: https://institutoetienemedeiros.org/

Assessoria do IEM
ZDL – Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Assessoria de Imprensa do Rei e Rainha do Mar João Pessoa:
Adriana Morais (conteudocomunicacao@gmail.com | 61 98156-9563)

Assessoria de Imprensa da Effect Sport:
Dani Lima (daniellelima@effectsport.com.br | (21) 99648-1024)

Foto: Wagner Cavalcanti / IEM