Grupo de 41 corredores surdos da fábrica da Garoto estão confirmados na prova do dia 28 deste mês
Setembro, 2025 – A 34ª edição da Dez Milhas Garoto já entrou para a história. Com 17 mil inscritos, a tradicional corrida que conecta Vitória a Vila Velha (ES) bateu todos os recordes, reforçando seu papel entre os grandes eventos esportivos do país. Mais do que números, a prova que acontece no dia 28 de setembro será palco de histórias inspiradoras de superação e inclusão, entre elas, a participação de 41 corredores surdos da fábrica da Garoto, que se reúnem todos os anos para viverem juntos essa experiência única.
Para o operador de máquinas Wellington Mendes de Freitas, 38 anos, que participa há quatro anos da 10 Milhas Garoto, a corrida simboliza acolhimento e igualdade. “Eu me sinto feliz, e é possível enxergar a inclusão de todas as pessoas naquele momento, seja para quem têm deficiência visual, física, auditiva, todos são um só time naquela hora tão especial e importante.”
Já para Paula Santos Leite, 33 anos, auxiliar de fabricação, cada passo é uma afirmação de força e pertencimento. “Estar ali, no meio de tanta gente, mostrando que a deficiência auditiva não me impede de correr, é motivo de orgulho. Eu posso não ouvir os aplausos, mas sinto a vibração do chão, o vento no rosto e a força dentro de mim. Ser uma pessoa surda não me impede de correr, só muda a forma como percebo o ambiente. A gente aprende a correr com os olhos e com o coração. Participo da Dez Milhas Garoto há três anos, e cada edição é uma experiência incrível.”
A colaboradora da Chocolates Garoto Ana Paula de Souza Pereira, 42 anos, e que participa há sete anos da Dez Milhas Garoto, completa que “saber que várias pessoas surdas participam a cada edição e que esse número só aumenta é a verdadeira inclusão. É uma emoção enorme, que passa também para os nossos filhos, como aconteceu comigo quando levei minha filha para a Garotada. Faço parte da Dez Milhas Garoto há quase uma década e cada edição é inesquecível.”
O crescimento da comunidade surda na corrida reflete um propósito contínuo da Garoto em promover inclusão e acessibilidade. Além da prova principal, o fim de semana esportivo conta também com a Corrida Garotada, para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, e a Cachorrida, que celebra a relação entre tutores e pets em um trajeto de 1,6 km.
Segundo Thais Papa, gerente de Marketing da Nestlé Brasil, as histórias de Wellington, Paula e Ana Paula reforçam o propósito da marca. “A Dez Milhas Garoto é mais do que uma corrida. É um momento de encontro, superação e diversidade. Ver tantas pessoas diversas participando da corrida nos mostra que estamos no caminho certo para tornar o evento cada vez mais acessível e inclusivo. Cada participante que cruza a linha de chegada leva consigo muito mais do que uma medalha, mas também a certeza de que o esporte transforma vidas.”
Com largada marcada para o dia 28 de setembro, a Dez Milhas Garoto segue confirmando sua vocação de tradição, emoção e inclusão, mostrando que no esporte há espaço para todas as pessoas.
Sobre o evento
Criada em 1989 para comemorar os 60 anos da Chocolates Garoto, a corrida já faz parte do calendário esportivo nacional e vem crescendo em número de participantes e impacto local. Além de promover a saúde e o bem-estar, a Dez Milhas Garoto movimenta o turismo capixaba, atraindo mais milhares de pessoas de todos os estados do Brasil durante o fim de semana do evento.
A Corrida Garoto está entre as maiores do Brasil, sendo a maior corrida na modalidade 10 Milhas. A organização é da Yescom, com homologação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
Informações para Imprensa | Nova PR: nestle@novapr.com.br
Assessoria de Imprensa Esportiva:
ZDL Sports
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108
Consultoria de Comunicação da Yescom:
MBraga Comunicação
Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324 – F: 11 98266-6086 – mbragacom@mbragacom.com.br
Foto: Zoom Filmes / Garoto