Inatividade entre os jovens brasileiros ultrapassa 80%, segundo IBGE

0
3

Combate ao sedentarismo é urgente para garantir a saúde das próximas gerações. Iniciativas como a Liga Esportiva NESCAU®, que já impactou mais de 120 mil crianças e adolescentes em dez anos, são um caminho

Setembro, 2025 – Brasileiro adora esportes. Adora assistir a partidas e campeonatos. E os avanços da tecnologia e da conectividade têm alimentado essa fome por emoção ao trazer alternativas à televisão. Brasileiro realmente adora esportes. Agora, quando se trata de praticar, a história é outra. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Já entre os jovens o número é ainda mais alarmante: 84%.

O sinal de alerta está ligado, principalmente se for levado em conta a saúde das próximas gerações. Comprovadamente, a falta de atividade física é um fator de risco. Pesquisa desenvolvida na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) apontou que o sedentarismo e a obesidade podem envelhecer o sistema imunológico de uma pessoa em até 15 anos e, consequentemente, favorecer o surgimento de outras doenças.

A boa notícia é que o mesmo estudo aponta que os exercícios físicos podem reverter os fatores de envelhecimento precoce. A conclusão lógica é que se faz imprescindível começar a levar uma vida ativa desde cedo. Iniciativas como a Liga Esportiva NESCAU® apontam o caminho. O campeonato estudantil já impactou mais de 120 mil crianças e adolescentes em diferentes pontos do Brasil em dez anos de história.

Os números sustentam o fato da Liga NESCAU® ser considerada a maior competição poliesportiva estudantil do país e pioneira em unir modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar. Somente em 2025, já foram 33 mil participantes em oito capitais, além de uma parceria com os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Entre eles, 20% são PCDs, superando em dobro a meta inicial e ratificando a vocação inclusiva do evento esportivo da marca de achocolatados da Nestlé.

“Atuamos diretamente na base da pirâmide esportiva, promovendo acesso, diversidade e engajamento a milhares de crianças e adolescentes. A estratégia já mostra resultados tangíveis. Em 2024, NESCAU® atingiu a marca de 20 mil crianças com o evento. Para 2025, a previsão é atingir mais de 40 mil jovens, um expressivo crescimento de 100%”, afirma Anamaria Monte, Gerente de Experiência da Marca Nescau.

“A iniciativa também está alinhada às diretrizes do Comitê Olímpico Brasileiro, com a priorização de modalidades de entrada como atletismo, judô, natação e ginástica – que favorecem capacidade cardiovascular, foco, respiração e consciência corporal, além de soft skills como trabalho em equipe e socialização”, completa Anamaria.

Diversidade e inclusão – A estrutura montada para receber as etapas da Liga é adaptada com rampas, espaços de silêncio e inclusão de modalidades acessíveis. Também há forte presença feminina em modalidades como skate e futebol, superando a marca dos 50%. “Trabalhamos para, no futuro, firmar parcerias com secretarias do esporte para levar o projeto a cada vez mais regiões incentivando a prática esportiva juvenil”, revela.

Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros. 

Sobre a Liga Esportiva NESCAU® 
Um dos maiores campeonatos esportivos do país e pioneiro em unir modalidades não adaptadas e adaptadas para jovens de 7 a 17 anos com e sem deficiência em um só lugar, a Liga Esportiva NESCAU® é um evento que promove a diversidade e inclusão por meio da prática esportiva. Com uma grande variedade de esportes, o evento tem como intuito mostrar que existe um esporte para crianças e adolescentes chamarem de seu. Em 2025 o evento completou uma década de existência e fez sua estreia em todas as regiões do país. 

Sobre NESCAU® 
Presente no Brasil desde 1932, NESCAU® se tornou referência no mercado nacional com seu sabor inconfundível de chocolate. Com um forte compromisso com o esporte, a marca incentiva o movimento e a prática esportiva aliados a uma alimentação equilibrada, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

Informações à imprensa: 
Nestlé – Agência Pub - nestle@agencia.pub 

Assessoria de Imprensa Esportiva: 
ZDL Sports 
Doro Jr. – MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723 
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - F: 19 997912108

Foto: Liga Esportiva NESCAU® / Divulgação